• Postado por Tiago

Quem tá pensando em fazer algum tipo de empréstimo, melhor aproveitar este ano. Analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central acreditam que a taxa básica de juros, a Selic, vai se manter em 8,75% até o final deste ano. O risco é em 2010. Os analistas estimam que até o final do ano que vem a Selic chegará a 10,50%. A previsão foi publicada ontem no Focus, um boletim semana do Banco Central.

Hoje, os sabichões do comitê de Política Econômica Monetária (Copom) se reúnem pra decidir sobre a Selic. A tendência é que sigam a orientação dos analistas de mercado e mantenham a taxa de juros ainda no patamar de 8,75%.

A Selic é um instrumento usado pelo governo pra conter a inflação e pra bombar a economia do país. Quando a economia tá bombada e os preços em alta, o governo joga a Selic lá pros cornos da lua. Quando a economia do país brocha, a taxa de juros é colocada lá embaixo, para que a indústria possa ter dinheiro pra fazer investimentos.

A tendência do aumento da Selic para o ano que vem tá ligada à previsão de que a economia brasileira estará bem das pernas. O produto interno bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve crescer 4,80% em relação a 2009.

  •  

Deixe uma Resposta