• Postado por Tiago

Você sabe quanto paga de imposto em cada produto? A Câmara do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) irá lhe apresentar alguns destes índices durante o Feirão do Imposto que será promovido no sábado, no Itajaí Shopping.  A mobilização, que acontece das 9h às 17h, visa esclarecer à população quais os valores dos tributos cobrados em diversos produtos.

O feirão será montado no piso térreo do Itajaí Shopping onde os consumidores, na pratica, irão ver quanto do que pagam por seus itens de consumo vai para o governo. Embora a carga tributária seja um tema comum no noticiário, grande parte das pessoas provavelmente irá se surpreender ao saber que mais da metade (57%) do preço da gasolina é imposto, que engole também 40,5% dos cerca de R$ 0,90 que o consumidor para por um frasco de detergente.

Um detalhe importante é que normalmente quando se fala na carga tributária, ela costuma ser comparada com o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país. Mas fica muito mais fácil perceber qual é o peso do imposto com recursos como os que serão usados durante o evento.

O Feirão do Imposto irá acontecer simultaneamente em várias cidades catarinenses através da iniciativa da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (CEJESC).

A ação é um projeto legitimamente catarinense que nasceu em 2003 na cidade de Joinville através da ACIJ Jovem (Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville). Em Itajaí, o Feirão do Imposto conta com a parceria do Observatório Social de Itajaí.

  •  

Deixe uma Resposta