• Postado por Tiago

INTERNA_abre_auto-escola-rapa-sao-vicente_felipe-vt

A Rapha, dos São Viça, foi uma das fechadas pelo Detran

A Procuradoria de Defesa do consumidor (Procon) da prefeitura de Itajaí não vai deixar passar batido a sacanagem das autoescolas de Itajaí, fechadas pelo Detran por irregularidades. ?A nossa idéia é ingressar com ações coletivas para que o consumidor lesado possa ser ressarcido?, disse Rodrigo Bucussi, advogado da Procon.

Para isso, o pessoal da Procon tá esperando os clientes da autoescolas para formalizar a denúncia e preparar o processo que vai jogar nas costas da empresas Matias, Rapha Cunha e Hapha. Quem pagou pras três e ficou chupando o dedo vai brigar na dona justa com a ajuda da procuradoria de defesa do consumidor pra tentar ter o seu dinheiro de volta.

Rodrigo diz ainda que, em alguns caso, pode ser possível conseguir uma indenização por danos. É o caso de quem tava dependendo da carteira de motorista pra pegar um trampo e se ferrou com o fechamento das autoescolas.

Mas as ações somente vão rolar se o povão lesado procurar a Procon. ?Precisamos formar grupos de pelo menos dez pessoas, senão valerá mais a pena cada um ingressar com ação individual?, diz o advogado.

O que levar pra Procon

Quem levou na espinha com a Haphá e a Mathias terá levar as provas. Vale desde recibo e nota fiscal até o contrato assinado por alguém da empresa. Tem que levar ainda cópia da carteira de identidade e do CPF e um comprovante de residência, que pode uma conta de água, luz ou telefone.

No caso de quem vai pedir mais do que o dinheiro de volta e vai querer tentar pegar uma indenização por danos, serve testemunhas. ?Mas quanto mais provas o consumidor produzir, mais chance terá de ser indenizado?, ressalta Rodrigo.

A historinha

No dia 23 de junho o pessoal do Detran lacrou as portas das autoescolas Matias, que fica na na rua Gil Stein Ferreira, em frente ao portão do Marcílio Dias, no centro, e da Hapha, que fica na avenida Joca Brandão. No dia 30 foi a vez da Rapha Cunha, do bairro São Vicente.

Os proprietários e funcionários são acusados de fraudes, falsificações e até suborno a policiais civis. A Hapha é a única que teve as atividades suspensas temporariamente e pode voltar a funcionar. As outras duas só entrando na justiça para abrir as portas dinovo.

A Procon

A Procon de Itajaí fica na avenida Joca Brandão, 655, no centro, no prédio da prefeitura velha. O atendimento rola das 8h ao meio dia e das 14h às 18h.

  •  

Deixe uma Resposta