• Postado por Tiago

GENTE & NOTÍCIA

*** Na tarde de ontem, com coquetel para convidados especiais e profissionais da nossa imprensa, a empresa Captar Consultoria promoveu o lançamento da AGECEL de Balneário Camboriú. Trata-se de uma novidade em termos de lista telefônica.

*** Sem querer fazer nenhum tipo de valor, mas se tem um político em Itajaí que tem verdadeira moral política ele atende pelo nome de João Eduardo Vequi. E quem acompanha a política municipal, principalmente pela bem informada coluna do JC, sabe disso. Ele, por exemplo, quando na gestão do ex-prefeito Volnei, não se absteve de meter a faca na própria carne quando entendeu irregularidades supostamente praticadas pelo então secretário Maneca do PT. Uma verdade que convém que seja dita.

*** Dario Vitali, presidente do Sindipi, participa de uma delegação formada por empresários da indústria pesqueira em viagem à Espanha.

*** Se depender do deputado estadual Deba Cabral, os municípios de Itapema, Barra Velha e Navegantes poderão ganhar uma Delegacia de Proteção à Mulher. Solicitação já seguiu pra Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Deba ainda tem solicitado à Secretaria Estadual da Saúde, na pessoa de Dado Cherem, que seja construído um Centro de Atendimento Integrado, no bairro São Vicente.

*** A Ric Record Itajaí, em nome do diretor Alexandre Rocha, convida para sua festa tropical que será oferecida no Bar Santidade, dia 30, para reunir anunciantes, publicitários e os mais importantes jornalistas da região. Confirmo presença!

*** Que capricho sempre estão os canteiros ao longo da rodovia Oswaldo Reis, entre Balneário Camboriú e Itajaí. Ponto para os prefeitos Periquito e Jandir.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje, Dia Mundial de Limpeza das Praias: ex-vereadora itajaiense e minha querida amiga Rosa Heleno Schulte; cantor Wilson Cória, hoteleira Karla Lenzi, que faz um tempinho que não encontro, a priminha e corretora de imóveis Josiane Dreher, a querida vizinha Kátia Passos Bento, Edir Carlos Cardozo; (amanhã) Lilian Lunardelli Mafra, ex-prefeito Bola Pereira, Osny Teixeira, considerado uma reserva moral na política de Balneário Camboriú, Victor Silva, Patrick Dauer, radialista Matheus Quevedo, Letícia Wolff Maia, que debutará dia 26 em grande baile que vai parar a cidade de Canoinhas.

Os prefeitos dos 11 municípios da Associação dos Municípios da região da Foz do Rio Itajaí vão receber na próxima sexta-feira (18) o Protocolo de Intenções para a criação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico da Região da AMFRI. O documento foi elaborado pelo engenheiro sanitarista e ambiental, Rolando Nunes Córdova e pelo assessor jurídico, Cirino Adolfo Cabral Neto, com base na Lei Federal 11.445/2007 e na ARIS/FECAM.

A lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas) e determina que todos os municípios brasileiros devem definir o ente responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico.

O órgão de regulação na região da Amfri será criado na forma de um Consórcio Público de Direito Público, que terá a função de desenvolver as atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico. A partir de sua implantação, todas as prestadoras destes serviços para os municípios consorciados na área de saneamento passarão a ser reguladas pelo órgão.

Segundo a Lei Federal 11.445/2007, esta regulação tem como objetivos estabelecer padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários, garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas, prevenir e reprimir o abuso do poder econômico e definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos como a modicidade tarifária.

Para o engenheiro sanitarista e ambiental, Rolando Nunes Córdova, a criação do Consórcio irá regular os serviços de saneamento básico oferecidos na região. “O que se espera é que, com as atividades de regulação que serão desenvolvidas pelo Consórcio, os usuários tenham maior segurança, qualidade e regularidade nos serviços públicos de saneamento básico”.

O Protocolo de Intenções para a criação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico da Região da AMFRI será apresentado durante a Assembleia Ordinária de Prefeitos, que será realizada na sede da associação, com início previsto para as 9h30.

  •  

Deixe uma Resposta