• Postado por Tiago

PAGINA-12---BASE---UNIVALI

Alunada pode evitar a gripe suína, mas um resfriado tá garantido

Tem aluno da Univali que diz que tá quase congelando nesse retorno às aulas. Isso porque a universidade determinou que as aulas devem rolar com todas as janelas e as portas das salas abertas. A determinação é uma das medidas pra evitar que os alunos peguem o vírus da gripe porca.

?Eles até mandaram um e-mail avisando isso e pedindo que os alunos viessem bem agasalhados, mas a noite o frio tá desumano?, disse a aluna do 5° período de Direito, P. C. S., 23 anos.

O estudante do 9° período de Arquitetura e Urbanismo, A.R., 24, acabou sendo pego de surpresa. Ele tava viajando e nem deu bola pra internet. Quando chegou na universidade, na segunda-feira, passou uma friaca tremenda. ?Nem vi meu e-mail nada. Sei que parece que tem uma calota polar aqui na Univali?, brinca o estudante.

O vice-reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, afirmou que a medida, de deixar salas com portas e janelas abertas, foi tomada seguindo um protocolo de normas do Ministério da Saúde e da divisão estadual de vigilância sanitária.

?Trata-se apenas de uma medida preventiva, pra permitir a livre circulação do ar nos ambientes da Univali?, explicou. O vice-reitor explica que um e-mail foi enviado para todos os alunos da universidade, já que eles tavam de férias e as aulas retornaram na segunda-feira. Pros novos alunos, a correspondência foi enviada pro correio eletrônico informado pelos pais na matrícula. ?No e-mail também tinham informações gerais sobre contágio e os sintomas da gripe A e as medidas a serem tomadas?, comentou.

Tão bem orientados

O professor afirmou que os professores, tanto do ensino superior quanto do colégio de aplicação da Univali, o CAU, foram bem orientados para identificar e fazer o encaminhamento dos alunos que apresentassem alguns sintomas. Além disso, produzimos cartazes e materiais informativos que já estão colados nas salas de aula, em laboratórios e espalhados nos murais da instituição.

Arlete Soprano, diretora do Centro de Ciências da Saúde da Univali, disse que um ambulatório foi montado exclusivamente para atender os acadêmicos com suspeita da gripe. O serviço de assistência médica atende das 8h às 21h, no bloco 29, próximo ao centro de vivência, onde também funciona um postinho de saúde da prefa. Arlete comentou que nestes três primeiros dias de aula nenhum estudante procurou atendimento nos postinhos. ?Nos campi fora de Itajaí, a recomendação que fizemos aos professores é de encaminhar o aluno a uma unidade de saúde do município ou da região?, concluiu.

  •  

Deixe uma Resposta