• Postado por Tiago

A sexta-feira será de manifestação em duas escolas estaduais de diferentes bairros de Itajaí. A gurizada que ocupa as salas de aula tá de saco cheio com a enrolação do governo do estado e vai soltar o berreiro pra ver se alguma coisa se resolve. O protesto rola por falta de professores no colégio Henrique da Silva Fontes, no São João, e no 15 de Junho, no Promorar.

Faça chuva ou faça sol, os estudantes do Henrique da Silva Fontes, na rua Pedro Rangel, prometem protestar. A partir das 7h30, a gurizada já começa o manifesto com faixas, cartazes, apitos e o que mais tiver direito. A garotada promete não botar os pés nas salas de aula hoje.

A aluna M.A., 16 anos, diz que há um mês a aula de matemática foi suspensa porque não tem professor. “A gente tem que ter 200 dias no ano letivo e 800 horas de aula. Os dias estão sendo cumpridos, mas as horas de aula não. Depois vamos repor como?”, questiona a estudante.

Maria Alice Pereira, chefona da Gerei, falou que o problema no Henrique será resolvido na semana que vem. Ela alegou que a contratação de professores substitutos só é possível até o dia oito de cada mês, por conta do recolhimento do INSS. Se a contratação rolar depois deste prazo, uma multa é cobrada. O governo do estado teria sido proibido pelo tribunal de contas de gastar dindim com o pagamento dessas multas.

Mais berreiro

Quando o protesto no São João terminar, será a vez dos alunos do colégio 15 de junho, na avenida Ministro Luiz Galotti, no Promorar, entrar em ação. Por lá, a manifestação começa às 13h e também vão rolar cartazes e pedincho de solução pro perrengue que também envolve a falta de funcionários.

No 15 de junho, a história é um pouco diferente. Ao invés de professores, tá faltando diretora e assessores na secretaria. Na quarta-feira, o DIARINHO comprovou o caso ao fazer uma visitinha e só encontrar uma servente no colégio.

O perrengue do Promorar, segundo Maria Alice, envolve uma briguinha interna, mas a bagrona garantiu que até semana que vem o quadro de funcionários, com a diretora e os assessores, estará completo.

  •  

Deixe uma Resposta