• Postado por Tiago

Agora, vai ficar mais barato ligar duma cidade pra outra

Consumidores catarinenses estão entre os clientes das operadoras de telefonia fixas beneficiados com a decisão do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em acabar com as cobranças em interurbanos pra populações de 446 localidades em todo o país. ?Muitas famílias vivem na sede do município, mas um filho ou marido trabalha num município ao lado e têm que se falar durante o dia. Isso estava sendo feito como interurbano e passa a ser ligação local?, explica Emília Ribeiro, conselheira da agência.

O pessoal da grande Floripa será o maior beneficiado com a decisão dos conselheiros da Anatel. Os municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Antonio Carlos e São Pedro de Alcântara serão incluídos na localidade de Florianópis. Com isso, quem usa em média 100 minutos de telefone fixo por mês vai passar a pagar 10 centavinhos por minuto. Hoje, paga 16 centavos. Uma redução de 32,71%.

Outra mudança importante na Santa&Bela aconteceu na chamada área local de Itajaí. Foram incluídas localidades dos municípios de Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Itapema, Penha e Porto Belo, que estavam fora da área e pagavam interurbano quando tinham que ligar duma cidade pra outra.

São João Batista, Araranguá, Orleans e Sombrio também foram beneficiadas com o arrego determinado pela Anatel. ?Como os municípios vão crescendo, naturalmente as cidades locais vão se aproximando, não há por que se cobrar interurbano de uma localidade para outra?, justificou Emília Ribeiro.

A decisão tem previsão de ser publicada semana que vem no Diário Oficial da União, jornalão do governo federal. As novas regras terão que ser cumpridas pela Brasil Telecom e pela GVT até 60 dias depois da publicação.

  •  

Deixe uma Resposta