• Postado por Tiago

O presidente Lula já assinou o decreto que antecipa para agosto a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O anúncio foi feito pelo ministro José Pimentel, da Previdência Social, que prometeu liberar a grana junto com as folhas de pagamento deste mês. Com isso, o dinheiro sairá entre os cinco dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro para 23,2 milhões de pessoas.

Esta é a quarta vez que os aposentados recebem o 13º antecipado. A primeira foi em 2006, graça a um berreiro das entidades que representam pensionistas de todo o país. O acordo assinado entre os velhinhos e o presidente Lula vai até 2010. No ano passado, 22,1 milhões de aposentados e pensionistas receberam a atencipação do 13º, que o governo chama também de gratificação natalina.

Quanto vão receber

O valor da gratificação liberado agora em agosto, para a maioria dos aposentados, será de metade da pensão que recebem. Pra quem passou a receber aposentadoria a partir de janeiro deste ano, o valor será calculado proporcionalmente.

Quem tá em auxílio doença também vai receber menos que a metade do seu benefício. Pra calcular o quanto tem de direito é fácil. Pegue o número de meses deste ano em que está encostado e divida pela metade. O resultado é o valor da antecipação do seu 13º.

Quem não ganha

Nem todo mundo recebe o 13º salário. Quem ganha renda mensal vitalícia, recebe amparos pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), incluindo os deficientes físicos e mentais, recebe abono de permanência em serviço fica sem a gratificação natalina.

  •  

Deixe uma Resposta