• Postado por Tiago

Bom dia, caro leitor! Você que faz parte da paisagem local e você que está curtindo suas merecidas férias nesse nosso paradisíaco litoral, não descuide da saúde. E as dicas de hoje são com relação ao nosso amigo sol. Lembre-se que para não deixar de aproveitar o sol e o calor que a estação do verão nos traz, você deve ser esperto e se proteger sempre.

Faça uma exposição progressiva e evite exposições repetidas ou muito prolongadas. Também não se exponha nas horas de radiação mais intensa, entre 12h e 16h, e use um filtro solar que proteja contra os raios-ultravioletas dos tipos UVA e UVB.

Aplique generosamente o filtro solar com o fator de proteção indicado para o seu tipo de pele, 30 minutos antes da exposição ao sol, e renove a aplicação a cada duas horas, sempre que tomar banho ou se houver transpiração excessiva. Use protetor solar mesmo nos dias nublados e não se esqueça dos lábios. Temos ótimos protetores labiais com preços honestos.

Permaneça na sombra, sempre que possível, e após o banho exponha-se apenas o suficiente para se secar. Use chapéu, roupas de algodão e óculos de sol que protejam contra os raios-ultravioletas.

A hidratação também não pode ser deixada de lado. Beba água com frequência, ela é sua maior aliada, e evite os excessos de bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Enquanto estiver no sol, prefira o consumo de frutas, legumes e sucos.

Não esqueça de examinar sua pele com regularidade. Depois da exposição solar, aplique cremes capazes de restaurar e hidratar sua pele. Evite a aplicação de perfumes, loção de barba e outros cosméticos que tenham álcool na sua composição, assim como a ingestão de substâncias fotossensibilizantes (medicamentos e outros). Nada de ir para o sol após uma depilação ou um peeling.

Se tiver problemas venosos e arteriais (derrames, varizes, etc.), evite também a exposição ao astro rei. Pessoas com problemas de pele devem consultar seu médico antes de “torrar” no sol. Lembrando que, no caso de dúvidas, qualquer um deve procurar o auxílio médico para garantir sua saúde e bem-estar.

Vamos a uma tabela simplificada, porém eficaz, para encontrarmos qual o fator de proteção indicado para o seu tipo de pele:

Cor da pele

Cor do cabelo

Tendência a sofrer queimadura solar

Facilidade para bronzear

Fator de Proteção recomendado

Branca ou leitosa

Branco ou ruivo

Muita facilidade

Pouca

Igual ou superior a 35

Clara

Louro ou castanho claro

Frequente

Ligeira

Igual ou superior a 35

Morena

Castanho escuro

Pouco frequente

Franca

Igual ou superior a 25

Negra

Preto

Pouco frequente

Franca

Igual ou superior a 15

Dr. André D’Aquino – Médico – Clínica Vitalité

  •  

Deixe uma Resposta