• Postado por Tiago

abre-p2

Fazer palhaçada também é cultura!

Começou ontem, na ilha da Santa & Bela, o 8ª Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços, organizado pelo grupo carioca Teatro de Anônimo. O evento reúne palhaços e sabichões de teatro de rua e circo do Brasil e do mundo, que, além de discutir novas formas de fazer a galera rachar o bico, vai apresentar 12 espetáculos internacionais e 29 nacionais em cinco espaços: Teatro Pedro Ivo, Teatro Álvaro de Carvalho, Sesc Prainha, Lona Anjos do Picadeiro e ?Circo tomara que não chova? (ao ar livre), que foram montados no Largo da Alfândega, no centro. Quando a peça não rola ao ar livre, o ingresso custa R$ 10.

Nos dias 24 e 25, o evento vai realizar o 1º Seminário de Comicidade, no Sesc Prainha. Lá, também vai rolar o ?Papo de Palhaço? e as mesas-redondas ?Encontro com a tradição? e ?Matrizes latino-americanas da comicidade?. Amanhã, o centro histórico vai ser invadido por uma ?Palhaceata?, quando será feita uma homenagem ao boi-de-mamão. O artista plástico local Valdir Agostinho montará uma Bernunça e o palhaço argentino Tomate vai fazer um grande dragão com balões.

Um dos destaques da programação é o ianque Avner Eisenberg, que vai apresentar o espetáculo ?Exceptions to Gravity? (exceções para a gravidade), que mistura mímica e teatro físico. Também dos Estados Unidos, Julie Goell vai fazer uma versão da ópera ?Carmen?, de Bizet, combinando teatro físico com uma voz de soprano. Já a palhaça suíça Gardi Hutter apresenta o espetáculo ?O Ponto?, em que vive Joana, palhaça da peça ?Joana D?arpo?.

O Anjos do Picadeiro nasceu no Rio de Janeiro, em 1996, e já passou por Salvador, São Paulo e São José do Rio Preto. Foi lá que o Anônimo se encontrou com a companhia de teatro manezinha Pé de Vento, que trouxe o evento pra capital catarina. Em Floripa, os artistas locais vão trocar ideia com palhaços da Argentina, Chile, EUA, Espanha, França e Suíça. Do Brasil, vem gente das Alagoas, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília.

  •  

Deixe uma Resposta