• Postado por Tiago

INTERNA-9-ABRE---g---Aterro-Itaipava

Lâmpadas foram encontradas junto com a lixarada da enchente

O aterro para juntar a tralha que sobrou da enchente continua dando dor de cabeça à prefa de Itajaí. Depois do rolo com as roupas enterradas, dessa vez a prefeitura descobriu que alguma empresa de materais elétricos jogou no aterro uma carrada de lâmpadas de decoração natalina.

A denúncia de que restos de materiais elétricos teriam sido jogados no aterro, na Itaipava, chegou até a prefa ontem. O secretário de obras, Tarcísio Zanelatto, deu um chego no local, bateu fotos da situação e registrou um boletim de ocorrência relatando o caso.

Zanelatto disse que a informação repassada pelo povão que mora pelas bandas da Itaipava é a de que um caminhão teria despejado os materiais por lá entre sexta e sábado. Como o lugar não tinha até então nenhum tipo de fiscalização, qualquer um podia chegar e largar o que quisesse no aterro. ?A gente não sabe com certeza quem foi, mas existe uma suspeita?, falou o secretário.

Segundo o bagrão, as lâmpadas natalinas estavam funcionando e, se recolhidas, ocupariam a caçamba inteira de um caminhão. ?Eu acredito que a carga chegue a 10 metros cúbicos?, disse. Durante o fim de semana, o povão que soube das lâmpadas tratou de dar uma chegadinha por lá pra levar o que ainda poderia ser usado.

Depois do episódio, a prefa finalmente colocou um peão pra ficar de vigia no local. O secretário de obras peixeiro tem esperança de que o abobado que jogou os materiais elétricos no aterro tenha a infeliz ideia de voltar ao local com mais cargas de lixo. ?Antes a gente não viu a necessidade de ter uma pessoa só pra vigiar o aterro, afinal é uma despesa a mais. Mas agora é preciso?, afirmou Zanelatto.

Onde jogar as lâmpadas?

A engenheira química da Famai, Denise Silva, explica que quando as lâmpadas possuem mercúrio, precisam ser despejadas em lugares específicos, já que o produto causa danos ao meio ambiente. ?O mercúrio é usado em lâmpadas fluorescentes. A gente indica a quem quer se desfazer desse tipo de material, que procure a Famai. Temos um ponto de recolhimento?, orientou. Denise falou que as lâmpadas incandescentes ? aquelas comuns usadas em casa e também nos enfeites de natal ?, podem ser colocadas junto com o lixo doméstico, recolhido toda semana pelo caminhão da Engepasa.

  •  

Deixe uma Resposta