• Postado por Tiago

ney20piacentini202A convite da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o ator Ney Piacentini estará às 15h deste sábado (22), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), para proferir a palestra gratuita “Panorama do Teatro Brasileiro Contemporâneo”, dentro da programação do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo. Ele pretende discutir a recente produção teatral, seus avanços e retrocessos no cenário nacional.

Piancentini iniciou-se no teatro em 1979, na UFSC, e teve atuação marcante na década seguinte. Atualmente cursa mestrado na mesma área na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, preside a Cooperativa Paulista de Teatro (CPT), entidade que, assim como ele, está completando 30 anos de atividades.

No palco

Já no domingo (23), às 20h, ele e a Cia. do Latão subirão ao palco do Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, para apresentar o espetáculo de encerramento do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, “A Comédia do Trabalho”. A criação coletiva dirigida por Sérgio de Carvalho é a quinta montagem e o maior sucesso do grupo, já assistida por mais de 70 mil espectadores, desde a estreia em 2000.

A tragicomédia de 90 minutos se passa em uma fictícia província entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, onde a economia vai muito mal e a corrupção segue solta. Empresários e governantes conchavam para garantir seus cofres, indiferentes ao custo social causado pelas demissões em massa. Um desempregado decide pular do topo do prédio onde trabalhou, desencadeando uma reação popular inesperada, caso de comoção nacional. A violência toma conta das ruas para manter a ordem, enquanto uma famosa escritora, filha de um banqueiro estrangeiro e presidente da Missão Filantrópica Internacional, se pergunta sobre o sentido da vida.

  •  

Deixe uma Resposta