• Postado por Tiago

Detran só deixa as portas serem reabertas com o alvará em dia

Cerca de 50 alunos da autoescola Guia, de Balneário Camboriú, estão chupando o dedo. O centro de formação de condutores (CFC) foi fechado nesta semana por não ter feito a renovação do alvará. A galera do departamento de Trânsito (Detran) da Santa & Bela deu o canetaço e não deixa as portas serem reabertas enquanto a situação não for regularizada. Pra piorar, gerente e proprietário brigam na dona justa pela posse do local, o que deve atravancar mais ainda a treta.

Os alunos da autoescola que passaram por lá nesta semana deram com o nariz na porta. Desde segunda-feira a Guia está sem funcionar. A delegada Magaly Ignácio explica que a escola fechou por determinação do Detran de Floripa, que fiscaliza os alvarás dos CFC?s. ?Não renovaram o alvará de 2009 e estariam atrasados com as pendências administrativas desde 2008?, disse a dotôra. A galera deveria ter acertado a papelada até o primeiro mês deste ano, quando rolava o registro do alvará de 2010.

Os agentes do Detran não deram prazo pra que a documentação seja regularizada, mas informaram que o local poderá ser reaberto assim que o alvará do ano passado e deste ano forem acertados.

Enquanto a situação não se resolve, as carteiras de motorista dos cerca de 50 alunos que faziam aulas por lá ficarão bloqueadas. ?Não é má vontade nossa, mas no sistema fica bloqueado pelo Detran?, explica Magaly.

Briga interna

Os próprios responsáveis pela autoescola estão em pé de guerra. Há sete meses dono e gerente, identificados apenas como Eduardo e Liege, brigam pela administração do lugar. O gerente toca o CFC, mas o proprietário entrou na dona justa e luta pra ficar à frente do centro. Com a brigaçada, ambos não conseguem regularizar a papelada pra pegar um alvará novo.

Aluna desde dezembro, a secretária M.A., 28 anos, estava prestes a terminar as aulas de direção. Pagou quase R$ 800 pra fazer a carteira e agora está com medo de perder a grana, logo na reta final. ?Eu não conhecia essa autoescola. Fiz a inscrição e comecei a fazer as aulas porque confiava?, conta, decepcionada.

O que fazer?

Pros alunos que estão perdidões e não sabem a quem recorrer, a delegada Magaly indica que procurem a Ciretran, junto à delegacia regional, na Quarta avenida. O aluno terá duas opções, esperar pra ver se a autoescola poderá reabrir as portas ou transferir as aulas pra outro CFC. A dotôra explica que o pessoal irá continuar o curso de onde parou, mas terá que pagar as aulinhas, mesmo que já tenha quitado tudo com a Guia. ?Terão que cobrar da Guia, que vai ter que devolver o dinheiro desse pessoal?, disse.

Pra tranquilizar os alunos de outras autoescolas, o chefe do setor de CNH?s do Detran de Balneário, Salésio Giacomosi, disse que não há mais nenhum estabelecimento no município com a situação parecida. ?A única que está com a credencial trancada é a Guia?, garantiu.

  •  

Deixe uma Resposta