• Postado por Tiago

Posto de pesagem ainda tá em reforma

O início da operação da balança do quilômetro 152 da BR-101, em Itapema, foi transferido pro mês que vem. A pesagem dos brutus tava marcada pra começar por lá amanhã, mas os técnicos da Autopista Litoral, a concessionária da rodovia, decidiram adiar o início dos trampos pra dar uma última garibada na estrutura do posto. A concessionária aguarda ainda a apresentação dos fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que vão ajudar na fiscalização.

Técnicos da concessionária tão dando os retoques finais na estrutura do posto, que passou por uma reforma completa nos últimos meses. O local já recebeu uma mão de tinta, teve placas trocadas e nova sinalização instalada. Enquanto a reforma do posto de pesagem não termina, os agentes da Autopista aguardam a chegada dos fiscais da ANTT. Os sujeitos ajudarão no trampo de fiscalização no posto e devem dar o ar da graça por lá ainda esta semana.

A concessionária da rodovia promete avisar com a antecedência a nova data de início das pesagens em Itapema pra evitar que os caminhoneiros sejam pegos de surpresa pela fiscalização.

A balança funcionará 24 horas por dia. O gerente de operações da concessionária, César Ribas Sass, explica que os veículos grandalhões terão que entrar na área do posto e passar pela balança. Os que estiverem vazios serão liberados rapidinho e os que estiverem carregados serão encaminhados à balança de precisão. Se o peso estiver acima do permitido, o caminhoneiro terá que sisplicar.

A pesagem é comparada com as especificações do peso bruto total (PDT), que determina qual é o limite de carga permitido pra cada modelo de veículo. Os espertinhos que estiverem com excesso de peso pagarão multa que varia de 150 contos e R$ 5 mil.

Em Santa Catarina, o posto de pesagem de Garuva, no quilômetro 14 da BR-101, começou a funcionar no dia 23 de julho. Pelas contas oficiais, quatro mil caminhões são pesados por dia no local. Ainda não há dados sobre o número de infrações registradas. Além de Garuva e Itapema, na região há previsão de início da operação de mais duas balanças de pesagem, mas os engenheiros da Autopista ainda não informam a localização dos trambolhos.

  •  

Deixe uma Resposta