• Postado por Tiago

INTERNA-ABRE-DIREITA-PAG-15---s---avai-x-figueirense---rene-weber-foto-rubens-flores-27dez09 INTERNA-ABRE-ESQUERDA-PAG-15---s---avai-x-figueirense---pericles-chamusca-foto-rubens-flores-27dez09

Chamusca e Weber: missão de colocar times da capital na final do estadual

O final de ano é de muito trabalho pros clubes de futebol. É o período de contratações, renovações e demissões. Representantes da Santa & Bela na primeira e segunda divisão do futebol nacional, respectivamente, Avaí e Figueirense passam por este momento. Os elencos das duas equipes pra temporada 2010 não estão definidos, mas os primeiros jogos já tão marcados. O Leão entra em campo pelo Catarinense no dia 16 de janeiro e o Furacão no dia 18.

No Avaí ainda não foram acertadas renovações de jogadores importantes. Pra piorar, outros tão indo embora, como o caso do meia Marquinhos, presente de Natal do Santos. No Leão pelo menos tá definida a pré-temporada. O grupo se apresenta no dia 4 de janeiro e embarca pra Gramado, onde fica até a véspera do estadual.

Depois de não conseguir retornar à série A, a coisa no Figueira desarranjou de vez. A briga entre o conselho deliberativo e a Figueirense Participações (FP) já afetou o campo e promete várias batalhas até que a guerra tenha um vencedor. Por conta disso, o clube demorou pra anunciar Renê Weber como técnico e pra renovar com peças importantes, como o volante Jeovânio e o meia Fernandes.

Mas se o Avaí já sabe pelo menos onde será a pré-temporada, nem isso a turma do Alvinegro tem ideia. De acordo com Erasmo Damiani, novo coordenador de futebol, a pré-temporada também começa dia 4, só que em lugar incerto. Pela necessidade de enxugar custos, o Figueira deve ir pra Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Floripa.

Parecidos, mas diferentes

Péricles Chamusca chega pra comandar o melhor clube catarinense na história do Brasileirão, com a dura missão de ser tão bom e ou até melhor do que Silas. O ex-comandante deixou a Ressacada com o Avaí na série A, um título catarinense, uma vaga na copa do Brasil e outra na Sul-americana. Fora isso, botou o Leão entre os seis melhores do país.

A vantagem é que Silas tinha no elenco Marquinhos, o meia Muriqui, os volantes Léo Gago e Ferdinando, o goleiro Eduardo Martini e o zagueiro Augusto, só pra citar alguns dos titulares que já picaram a mula da Ressacada. O zagueiro André Turatto, o meia Assis, o volante Carlos Eduardo, o lateral-direito Fabinho Capixaba, o volante Pingo e o zagueiro Rogelio também tão fora.

Mas Chamusca também começa a receber alguns reforços. O goleiro Zé Carlos e o zagueiro Gabriel foram os primeiros. O Avaí confirmou também o retorno do atacante Vandinho, o acerto com os meias Davi e Dinelson, o retorno do volante Batista, e os volantes Fredson, Rudnei e Marcinho Guerreiro (esse ainda não assinou). O lateral Etinho renovou e a expectativa é de que, antes do ano novo, caras novas apareçam pelo sul da ilha.

Baita bucha!

O gaúcho Renê Weber chega ao Figueira com a dura missão de tirar a inhaca do lombo do Alvinegro. Após o rebaixamento de 2008, não chegar sequer à final do Catarinense esse ano e uma participação na Segundona que, mesmo tendo batido na trave, deixou a desejar, o técnico terá que fazer milagre.

O elenco, nem ele mesmo sabia no dia em que foi apresentado. Recebeu uma listinha com 35 jogadores, mas seu maior reforço até agora tá fora do campo. O ex-jogador e ídolo alvinegro, Márcio Goiano será seu auxiliar técnico.

Como já passou da hora do Figueira reagir, a turma resolveu bancar as permanências de Fernandes e Jeovânio e ainda negocia com outras figuras importantes. O goleiro Wilson também fica e novos reforços são prometidos. Quem foi confirmado antes do Natal foi o volante Coutinho e o goleiro Moreno. Ontem foi acertada a permanência do volante Diego Paulista e a contratação de Marcinho, que estava no Botafogo/DF. Ainda é aguardada a renovação com o volante Carlinhos. Já o atacante Schwenck tá cada vez mais longe do Scarpelli.

  •  

Deixe uma Resposta