• Postado por Tiago

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, de 18 a 22 de maio, realizará a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais. Na próxima terça-feira, 19 de maio, é o Dia da Mobilização.

Também será lançada a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B para as pessoas de zero a 20 anos. Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde estarão sensibilizando a população para o diagnóstico precoce e a prevenção realizando exames para a detecção da doença, além da vacinação contra a hepatite B.

No Dia “D” (19), das 9h às 17h, será feita uma mobilização na praça Almirante Tamandaré com atividades educativas e teste rápido para a Hepatite C.

O que é Hepatite?

– A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebidas alcoólicas, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. As hepatites causadas por vírus são transmitidas de pessoa para outra.

Sintomas e evolução:

– Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem. Quando ocorrem, podem apresentar pele e olhos amarelados, cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, falta de apetite, urina escura, fezes claras. Os casos graves, quando não tratados, podem evoluir para cirrose e câncer.

Tipos de Hepatites e como se pega?

– Hepatite A é transmitida pela boca e fezes de pessoas doentes e por água e alimentos contaminados.

– Hepatite B, C e D é através de agulhas compartilhadas, sexo sem proteção, transfusão de sangue e derivados, alicates de cutículas, laminas de barbear e de mãe infectada para o filho durante o parto.

  •  

Deixe uma Resposta