• Postado por Tiago

A partir do dia 29 de setembro, o pessoal que mora em Camboriú e nos bairros Vila Real, Nova Esperança e bairro dos Municípios, na Maravilha do Atlântico, vai fazer parte de uma nova zona eleitoral. A mudança vai rolar porque aumentou muito o número de eleitores na região. Por conta da novidade, o cartório eleitoral do Balneário vai ficar de portas fechadas a partir de hoje. A previsão é que volte a atender o povão no dia 28 de setembro.

Até hoje, todo mundo que vota no Balneário ou em Cambu fazia parte da 56ª Zona Eleitoral. Só que as duas cidades cresceram muito nos últimos anos e o número de eleitores passou da conta. São mais de 76 mil na Maravilha do Atlântico e outros 31 mil na capital da pedra, o que, somados, chegam a mais de 107 eleitores. Por lei, cada zona eleitoral pode ter, em média, só 50 mil inscritos.

A chefona do cartório eleitoral do Balneário, Aline Momm, explica que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) usou uma divisão geográfica pra distribuir os eleitores entre a antiga e a nova zona. “A BR-101 foi usada como divisor”, disse. Ficou na 56ª zona, a antiga, quem tá a leste da rodovia. E, na nova zona, a 103ª, quem tá no lado oeste.

O povão que for transferido vai ter que fazer um novo título de eleitor. Mas ainda não se sabe quando o troca-troca vai rolar. “Os eleitores serão comunicados quando a troca de título for necessária”, avisou Aline. Ela disse que, a princípio, ninguém vai ter que mudar seu local de votação. “O número do título será o mesmo e o local de votação também. Só muda a zona e a seção eleitoral”, comentou.

Pra que os barnabés deem conta de separar os papélis pra mudança, o cartório do Balneário vai ficar fechado a partir de hoje. Quem precisar tirar certidão de quitação eleitoral pode procurar um dos cartórios eleitorais mais próximos, como Itajaí e Itapema, ou imprimir o documento da página do TRE na internet – www.tre-sc.gov.br.

  •  

Deixe uma Resposta