• Postado por Tiago

ABRE-GERAL-P---praias-perigosas---27.12.07---1

Praia central tem mais pontos poluídos

O primeiro relatório de balneabilidade da temporada de verão 2009/2010, divulgado pela Fatma, aponta Balneário Camboriú como a cidade número um na região na quantidade de locais porcos pra banho. Dos 14 pontos de coleta, em cinco a água tava contaminada com cocô. A boa notícia vai pro povão que curte uma praia em Itajaí e Piçarras. Pela análise, as duas citys tão sem nenhum ponto poluído.

A partir de agora, até o mês de março, a Fatma vai divulgar toda semana o resultado de análises em 193 pontos espalhados pelo litoral da Santa & Bela. As amostras são encaminhadas pra um laboratório, onde é verificado o número de cocô de bichos e de gente nas praias.

O secretário de Meio Ambiente da Maravilha do Atlântico, André Ritzmann, diz que a razão pra cidade viver em altos e baixos nas análises da Fatma é a influência das chuvas. ?Ao contrário de outras cidades, Balneário é toda impermeabilizada. A água da chuva vai mais rápido pro mar e isso influencia nos resultados?, acredita. André também acha que tudo é uma questão de proporção. ?Tem cidades com menos pontos de coleta e que proporcionalmente têm mais pontos impróprios pra banho?, afirma.

De fato, nem todo mundo tá bem na foto. Em Barra Velha, que tem quatro lugares de coleta espalhados pela praia, a metade tá contaminada com meleca. A coisa também tá feia em Navegantes e Porto Belo, em que um terço das amostras tá poluída.

Na Penha, que tem 11 pontos de coleta, em três o mergulho no marzão tá proibido. Em Itapema, onde rolam análises de oito pontos, também são três os pontos cagados. Bombinhas também tem oito coletas, e duas tão contaminadas. Quem se arrisca a molhar o pezinho em águas impróprias pra banho pode acabar contraindo alguma doença, como diarreia ou até hepatite.

Tá liberado

Pelo menos desta vez, o povão de Itajaí e Piçarras pode respirar aliviado. Em Terras Peixeiras rolaram análises das águas da praia Brava, da saída da lagoa da Brava, da praia de Cabeçudas e da Atalaia. Em Piçarras, as amostras foram retiradas em frente à travessa Lauro Ferreira e em frente à avenida Getúlio Vargas. Nenhum dos pontos foi considerado nojento pra banho.

Saiba onde a água tá emporcalhada

? Balneário Camboriú: Lagoa de Taquaras e em frente às ruas 3000, 2500, 1400 e 51

? Barra Velha: Lagoa de Barra Velha e em frente à rua Antônio R.G. Moura

? Bombinhas: Extrema direita da praia de Bombas e canto direito da praia de Bombinhas

? Itapema: Em frente às ruas 113 e 205, e à direita do rio Bela Cruz

? Navegantes: Foz do rio Gravatá

? Penha: Praia da Fortaleza e em frente às ruas Maria Emília Costa e Antônio Aniceto da Costa, na Armação

? Porto Belo: Praia de Perequê, próximo à foz do rio Perequezinho, e na praia de Porto Belo, em frente à rua João Clímaco, ao lado do trapiche

  •  

Deixe uma Resposta