• Postado por Tiago

INTERNA-10-ABRE---g---gripe-suina--floripa-foto-ruberns-flores-08jun09-(1)

Santa & Bela ocupa a quarta posição no ranking nacional da doença

A galera de Balneário Camboriú tá de zolho bem aberto na gripe porca. Depois do rapaz que veio dos Estados Unidos ser internado com a doença, foram confirmados mais dois casos. Outro jovem de 29 anos e uma mulé de 50 anos, que chegaram há poucos dias de Buenos Aires, na Argentina, são os novos infectados da Maravilha do Atlântico Sul.

A dupla, que não teve a identidade divulgada, chegou do país dos hermanos no dia 15. Logo em seguida ficaram com dores no corpo, febre e buscaram tratamento médico. Fizeram exames e passaram os últimos 14 dias trancafiados, aguardando o laudo médico que chegou de um laboratório do Rio de Janeiro, que é credenciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Eles foram medicados e passam bem. Não foi necessária a internação.

A mandachuva da vigilância epidemiológica da Maravilha do Atlântico, Andréia Bittencourt, conta que agora monitora os parentes e os moleques que tiveram contato com o garotão e a muié dodói. ?Precisamos acompanhar, principalmente as crianças, por 14 dias?, contou.

Também já está sob controle o primeiro caso de gripe suína registrado em Balneário, de um rapaz de 29 anos que veio dos EUA e estava internado no Marieta, em Itajaí. O paciente melhorou pacas, reagiu aos medicamentos, ganhou alta na sexta-feira e voltou pra casa numa buena. Andréia explica que não há mais risco de ele contaminar o povão pelaí. ?Já passou a fase crítica?, garante.

Até ontem, o departamento de vigilância epidemiológica de Balneário havia recebido a notificação de mais dois pacientes suspeitos. Todos os exames foram feitos e, pra alegria geral da galera, os dois casos foram descartados.

Prevenção

Pra evitar que a nova gripe se alastre pela Maravilha do Atlântico, os abobrões da saúde já instruíram todos os funcionários dos postinhos a ficar alerta a qualquer sintoma da doença. ?Nós temos mantido a informação e monitoramento nas unidades de saúde, hospitalar e de pronto atendimento?, explica Andréia.

A city também conta com os remedinhos que foram encaminhados pelo governo do estado. A dosagem e o tratamento destinado aos pacientes é determinada pelo médico e delimitada de acordo com o quadro clínico de cada pessoa dodói.

Pelos dados do ministério da saúde, até ontem a Santa & Bela tinha 45 casos confirmados da gripe porca, perdendo apenas pra São Paulo, que tem 308, Minas Gerais, com 69, e Rio de Janeiro, que tá em terceiro com 66 pessoas infectadas. Os últimos dois registros por aqui rolaram neste fim de semana quando saiu o resultado dos testes de duas mulheres de Blumenau. As alemoas voltaram há uns 15 dias dos istêitis, mas já tão tomando remedinho e enclausuradas.

No fim de semana também foi registrada a primeira morte no Brasil causada pela gripe porca, segundo informações do ministério da saúde. A vítima fatal foi um gaúcho que passou sete dias na Argentina e voltou de lá já malemal. Ele demorou a procurar o atedimento e a doença evoluiu pra pneumonia nos dois pulmões. Ele ficou internado no Rio Grande do Sul, mas domingo de manhã bateu as botas. O país tem 627 confirmados da nova gripe.

Quem é suspeito?

Pra saber se um paciente é suspeito de estar com a gripe basta ficar ligado nos sintomas da doença: febre alta repentina, tosse, dor de cabeça, dor muscular, nas articulações ou dificuldade de respirar. A preocupação vale pra quem voltou de viagem recentemente de países atingidos pela doença porca, como os EUA e a Argentina, ou que tiveram contato com pessoas vítimas da doença. O sujeito que tiver com a pulga atrás da orelha tem que dar um pulo o quanto antes num postinho de saúde ou no hospital.

  •  

Deixe uma Resposta