• Postado por Tiago

Uma balsa naufragada na margem esquerda do rio Itajaí-Açu há mais de 60 anos foi retirada neste final de semana pelo  consórcio TSCC – formado pelas empresas Triunfo, Serveng e Constremac –, responsável pelas obras de reconstrução do cais do porto de Itajaí. O trampo iniciou na tarde de sexta-feira. O objetivo foi desobstruir a área onde se encontrava a embarcação, entre o berço 4 da Portonave e o terminal de atracação da Empresa de Navegação Santa Catarina (ferribote), em Navega city.

A retirada dos entulhos e o desassoreamento do local vão melhorar as condições de navegabilidade do canal de acesso e principalmente da bacia de evolução do Complexo Portuário do rio Itajaí-Açu.

Segundo informações da comunidade local, a balsa se chama Triunfo, utilizada para o transporte das pedras usadas  na construção do molhe norte, entre as décadas de 30 e 40, e que após a conclusão dos serviços ficou abandonada na margem do rio, vindo a naufragar anos mais tarde. A galera do Arquivo Histórico de Itajaí  está pesquisando a existência de registros sobre o caso.

  •  

Deixe uma Resposta