• Postado por Tiago

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, conta com um banco de leite humano pra dar uma força às mamis que têm dificuldades pra dar de mamar ao pimpolho. O leitinho é doado por mulheres que têm bastante e dividem o excedente com quem precisa. Assim, o bebê recebe o mais completo alimento e não precisa de nenhum outro até completar seis meses de vida.

No início de agosto cerca de 30 doadoras estavam cadastradas para fazer a doação.  Mas, de acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Larissa da Silva, este número diminuiu muito e hoje apenas 12 mães estão doando leite. “Para suprir a necessidade dos bebês internados precisamos de, pelo menos, mais 20 doadoras.  Muitas mães podem doar pequenas quantidades, por isso, quanto mais doadoras tivermos melhor”, ressalta Larissa.

Para ajudar, a mãe só precisa apresentar a carteirinha do pré-natal e fazer o cadastro.  A equipe do banco de leite vai até a casa das doadoras uma vez por semana para fazer a coleta.  Em seguida o leite é congelado, pasteurizado e analisado para que seja comprovada a qualidade.  Depois de tratado o leite é encaminhado para os bebês internados na UTI Neonatal.

Para ser doadora é preciso morar em Itajaí, Balneário Camboriú ou Camboriú. Interessadas devem entrar em contato com o Centro de Neonatologia para fazer a inscrição através do telefone 3249-9400 ramal 2404.

  •  

Deixe uma Resposta