• Postado por Tiago

Os bancos de todo o Brasil lançaram ontem um novo sistema para pagamento de contas por parte da clientela. O serviço de débito direto autorizado (DDA) é uma forma que as instituições bancárias encontraram para eliminar os boletos em papel. Agora, o povão que tem conta em banco pode pagar dívidas de escola, planos de saúde e financiamentos de casas e carangos pela internet e até mesmo pelo telefone.

A novidade é única no mundo e foi criada pelos sabichões da federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Ela difere do débito automático porque é o cliente quem decide se paga ou não a conta. A tarefa do banco é a de informar ao cliente, via e-mail, mensagem pelo celular e até mesmo por uma ligação telefônica, que a conta tá vencendo. Por telefone ou pela internet, o cliente decide se paga ou não a conta e também a data que pretende saldar o débito. Se quiser, pode imprimir apenas o código de barras e ir ele mesmo a um banco fazer o pagamento.

Pra participar do DDA tem que ir até o banco onde tem conta e assinar um termo de adesão. O serviço é digrátis, por enquanto. Só não vali valer pra dívidas referentes a impostos e as contas de serviço público, como água e luz.

  •  

Deixe uma Resposta