• Postado por Tiago

INTERNA-ABRE-PAG-23---s---veleiros-regata-bc---divulgaçao

Regata deve durar cerca de sete horas pros mais rapidinhos

A previsão de bons ventos pra este sábado animou os velejadores que vão participar da regata Balneário Camboriú da Copa Veleiros. Ano passado, a competição ficou marcada pela calmaria, com muitos barcos boiando por horas ao longo do percurso de 30 milhas ? cerca de 56 quilômetros. Hoje, com outras condições, os veleiros das classes RGS C e Cruzeiro partem às 9h de Jurerê, em Florianópolis, pra essa que é a sexta etapa da competição. Os da ORC Internacional, ORC-Club, RGS A e RGS B largam do mesmo local, só que às 10h.

Se a previsão de vento sul se confirmar, os primeiros barcos devem chegar à Maravilha do Atlântico por volta das 16h. ?Não vejo a hora de ir para o mar. Será a primeira regata longa com o Homo Erectus?, fala o comandante do barco, Luciano Moreira, que ainda faz alguns acertos pro veleiro navegar com sete tripulantes.

O barco Carcará, de Balneário Camboriú, volta a fazer a regata. ?Em 2007 enfrentamos muita calmaria, ano passado o barco estava em reforma e agora voltamos bastante animados com essa previsão de um bom vento sul para nos impulsionar?, diz o comandante Luiz Henrique Pereira.

Uma boia estará na ponta das Laranjeiras, já em Balneário, sinalizando pra que todos naveguem afastados do lajeado de pedra. A passagem dos veleiros por outra boia, próxima à Ilha das Cabras, propiciará um belo espetáculo pra quem estiver passando pela avenida Atlântica. A partir daí, os barcos seguirão à linha de chegada, perto da entrada do canal da Barra Sul.

Como já estava acertado desde o início da Copa Veleiros, organizada ao longo do ano pelo Iate Clube de Santa Catarina, os barcos da BRA-RGS C que participarem desta regata não somarão pontos pra competição, mas serão premiados, caso fiquem entre os três primeiros colocados.

A cerimônia de premiação rola na noite deste sábadão, no restaurante Farol, logo após um baita rango oferecido aos velejadores. A regata integra o calendário de eventos da semana do meio ambiente da cidade.

  •  

Deixe uma Resposta