• Postado por Tiago

Barnabés da prefa de Itajaí começam hoje a visitar borracharias e recapeadoras de pneus instaladas no Cidade Nova e no São Viça. Nos dois bairros foram encontrados focos do mosquito aedes aegypty, o desgraçado que transmite a dengue.

Segundo o coordenador do programa de controle da dengue, Lucio Vieira, borracharias e recapeadoras merecem atenção redobrada por causa dos pneus que ficam ao ar livre, o que facilita o acúmulo de água e transforma o lugar num verdadeiro condomínio de luxo pras larvas do mosquito.

Durante as visitas da barnabezada, os donos das borracharias serão orientados a colocarem os pneus no lugar certo, que é o Ecoponto Itajaí, que fica na rua Antônio Ayres dos Santos, no São Vicente.

Neste ano, até agora, foram encontrados 14 focos do mosquito em terras peixeiras. Os focos, achados nos bairros Cidade Nova, São Vicente e Barra do Rio, estavam nas armadilhas instaladas pela turma da secretaria de Saúde. Os demais foram encontrados em baias do São João, em lugares com água da chuva e pratos de vasos de plantas. “Esses são os principais meios de reprodução do mosquito, por isso insistimos em pedir o apoio da população para que elimine esses meios. As medidas são simples, mas eficazes”, alerta o coordenador do combate ao mosquito.

O secretário de Saúde, Lírio Eing, insiste pra que o povão deixe os barnabés da secretaria entrar nas baias pra verificar a presença do mosquito. “Em algumas casas houve resistência para entrada dos agentes, que se apresentam uniformizados. Em outros locais as residências estão fechadas, o que impossibilitou a vistoria”, conta.

Plantão e mudança de horário

Pra evitar os perrengues com os barnabés que visitam as baias, a secretaria de Saúde colocou um telefone só pra atender a galera que tiver com alguma dúvida. Das 8h às 18h, um funcionário vai ficar no 3249-5573 atendendo a galera.

O secretário acredita que cerca de 20% das casas nas regiões visitadas estavam fechados durante o dia. Por isso, os barnabés vão trampar das 18h às 20h durante a semana e todo o dia no sabadão.

  •  

Deixe uma Resposta