• Postado por Tiago

aids-dayshopping

O Itajaí shópis é um dos postos de informação

Amanhã será o Dia de Luta contra a Aids e este ano o tema é ?Um pequeno gesto. Uma grande diferença?. E para alertar a galera que a luta contra a Aids ainda não tá ganha, a prefa de Itajaí mandou equipes de saúde para três pontos da cidade: Praça Vidal Ramos, Itajaí Shopping, ambos no centro, e supermercado Mini Preço, no São Vicente. Os barnabés vão fazer dinâmicas com temas relacionados à prevenção e ao combate ao preconceito.

Nos três pontos haverá distribuição de camisinhas e gel lubrificante e entrega de folhetos explicativos sobre como se pega a maledeta, como não pega, como fazer se a pessoa desconfia que tem a doença e os procedimentos a tomar, caso o exame dê positivo.

Estima-se que boa parte dos infectados não sabe que tem a doença, tornando mais fácil a disseminação. Na última pesquisa do Ministério da Saúde, Camboriú ficou em segundo lugar no ranking de cidades com maior incidência de Aids. Em 2007, foram 91,3 casos para cada 100 mil habitantes, atrás de Porto Alegre com 111,5 casos. Itajaí tá em quarto lugar com 81,2 casos e Balneário Camboriú em nono lugar, com 67,9. A taxa de incidência no sul pulou de 5,8 casos em 1997 para 14,1 casos em 2007.

Em Itajaí serão instaladas faixas temáticas em seis pontos estratégicos da cidade peixeira: porto de Itajaí, passarela do ginásio Ivo Silveira, Itajaí Shopping, Praça Vidal Ramos, supermercado Mini Preço Vicentão e Liquigás, nos Cordeiros, e nos busos da Coletivo.

Porto Saudável

A equipe do programa Porto Saudável vai trampar em conjunto com o porto de Itajaí entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A equipe vai dar orientações sobre sexo seguro e prevenção das doenças transmitidas no rala-e-rola. Foram feitos laços com fita vermelha, símbolo da luta contra AIDS, que vão ser oferecidos aos portuários e caminhoneiros pra enfeitar os brutus.

  •  

Deixe uma Resposta