• Postado por Tiago

Prefa de Balneário quer que cidades vizinhas também fechem as baladas pra evitar que o vírus da gripe porca se espalhe

INTERNA-9-abreg---baladas-fechadas---didge---brigitte-bardot-(3)

Pessoal do Didge nem tá sabendo da nova determinação

INFO

A partir do dia 17 de agosto as baladas de Balneário Camboriú devem fechar as portas. A medida foi tomada pela prefa da Maravilha do Atlântico Sul pra evitar uma maior contaminação da gripe porca entre o aglomerado de festeiros. O fechamento das casas noturnas é uma ordem da secretaria municipal da saúde que resolveu seguir à risca a determinação da vigilância epidemiológica da Santa & Bela. As boates e bares deverão ser lacrados a partir da segunda-feira que vem e só poderão voltar à ativa em setembro. ?Até lá teremos um tempo instável e frio, o que é um agravante pra transmissão. Esperamos que a partir de setembro a temperatura aumente?, explica o secretário da saúde do município, José Roberto Spósito.

Os únicos estabelecimentos que poderão manter as portas abertas serão os bares e restaurantes que têm área ventilada. ?Nas casas noturnas o espaço é restrito e há pouca circulação de ar. Precisamos no mínimo de um metro de distância entre uma pessoa e outra pra evitar que haja uma contaminação?, conta o dotô Spósito. Ainda não há previsão se será carcada multa nas boates que insistirem em abrir as portas.

A gripe em Balneário

Até hoje, os dois casos registrados na city são de pacientes que se contaminaram no exterior. ?É uma medida antipática, mas espero que empresários estejam conscientes que estas medidas agora irão determinar o futuro do nosso município e da temporada de verão?, diz Spósito.

Pra facilitar o processo de ressarcimento de taxas dos eventos que já estão agendados e serão cancelados e facilitar a negociação com o pessoal da hotelaria, o prefeito Edson Periquito deve assinar esta semana um decreto municipal. A administração de Balneário vai procurar o pessoal das prefas do Itajaí, Camboriú e Itapema pra que entrem no clima e determinem que as baladas sejam fechadas por lá também.

O secretário de saúde explica que a medida foi tomada devido ao aumento no movimento no centro de triagem montado na rua 1500. Pelas contas da galera da saúde, a procura quadruplicou esta semana e em 24 horas o município passou a monitorar 20 casos suspeitos. Dois pacientes foram internados no hospital em estado grave, com suspeita de serem vítimas da gripe porca.

Além das casas noturnas, foram cancelados todos os eventos do município que envolviam aglomeração de gente. O tradicional encontro da maçonaria foi transferido pro mês que vem e a festa do Bom Sucesso não tem mais data pra acontecer.

Apesar da informação dada pelo secretário da saúde, até a manhã de ontem tinha responsável por balada que não tava por dentro do assunto. A auxiliar administrativa do Didge Australian Bar, que fica na Barra sul, Maria Lucia Martins, explica que ainda não sabia de nada e só iria bolar algumas estratégias se recebesse a notificação oficial da prefa. ?Acho que não adianta fechar só em Balneário se tem em Itajaí e Itapema. O pessoal vai sair daqui e ir pra lá?, palpitou.

Quem também não sabia da medida ainda era o assessor jurídico do sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares, Álvaro Rocha. ?Acho que não tem como acontecer isso, porque as pessoas que estão doentes vão se recolher pra buscar um tratamento. Elas não vão pras festas?, lascou.

Camboriú

Por enquanto, não há previsão de suspensão de eventos em Camboriú, mas a prefa informa que os centros de triagem da H1N1 montados na segunda-feira já trocaram de local. Ontem, as barraquinhas começaram a funcionar no ginásio Irineu Bornhausen, na rua Maria da Glória Pereira, no centro, no ginásio do Caic e na rua Monte Agulhas Negras, bairro Monte Alegre. A troca foi necessária porque tá perigando cair um aguaceiro danado na região e a chuvarada poderia detonar as barraquinhas montadas com lonas e toldos.

  •  

Uma Resposta to “Bate-coxas de Balneário serão fechados por causa da gripe porca”

  1. Zinabre.com - ZinaBlog Diz:

    […] o Diarinho, A partir do dia 17 de agosto as baladas de Balneário Camboriú devem fechar as portas. A medida […]

Deixe uma Resposta