• Postado por Tiago

Finalmente as férias!

por Taísa da Silva Cassol

Nessa época muitas empresas fazem férias coletivas ou trabalham por escala. É um momento em que todos estão cansados de um ano inteiro de trabalho, preocupações, incômodos e coisas boas também. É o momento de refletir sobre o ano que passou, sobre os erros, acertos, objetivos para os próximos doze meses, mas acima de tudo é hora de descansar, aproveitar as férias.

Algumas pessoas acreditam que não têm como tirar férias, achando ao voltarem será pior, terão muito que o fazer ou que ninguém poderá substituí-la. Há também quem pense que não precisa de férias, que não gosta de ficar só em casa, que somente dois, três dias de descanso está bom. Isso é verdade até tirar férias pela primeira vez e realmente curtí-las!

A empresa certamente pode caminhar alguns dias a sua presença e você precisa e merece descanso, sombra e água fresca! Além disso, tem também sua família e amigos que muitas vezes são privados da sua companhia ao longo do ano por conta do trabalho. Então, agora é a vez deles poderem usufruir integralmente da sua companhia.

A primeira dica é deixar seu trabalho em dia e com tudo encaminhado para que possa realmente se desligar no seu último dia. Caso seja inevitável deixe um telefone de contato para uma ou duas pessoas no trabalho e deixe claro que só devem ligar em caso de emergência.

O segundo passo é você se desligar. Não fique telefonando para a empresa a cada dia. Tenha certeza de que se acontecer algo que não possa esperar eles entrarão em contato com você. Procure não pensar no trabalho, no que tem que ser feito em determinado dia. Essa não é sua responsabilidade agora e a pessoa que foi designada para substituí-lo certamente o fará corretamente.

Faça as coisas que gosta

Durma bem, assista seus programas favoritos e conheça pessoas novas. Viaje, passeie, curta sua família e amigos. Conheça novos lugares. Faça tudo o que tiver vontade e não fique se cobrando com pensamentos do tipo: “Nossa, já estou há 10 dias sem fazer nada de produtivo”. Certamente tudo o que está fazendo é produtivo e refletirá em mais produtividade e qualidade do trabalho quando voltar. Isso porque, terão ido embora o estresse, o cansaço e as estafas mental e emocional.

Tenha em mente algumas coisas que quer fazer nas férias, mas não crie um programa rigoroso para que não se assemelhe em nada com sua rotina de trabalho!

Acima de tudo, aproveite, descanse, relaxe e faça o que gosta!

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional (CRP 12/06288)

  •  

Deixe uma Resposta