• Postado por Tiago

Com a psicóloga Taísa da Silva Cassol

Chegar ao trabalho de manhã e ser recebido por seus colegas com um sorriso no rosto melhora o astral até numa segunda-feira chuvosa, Certamente mantém o ambiente de trabalho muito mais divertido e agradável, principalmente se considerarmos que os nossos colegas de trabalho são, sem dúvida, as pessoas com quem passamos mais tempo todos os dias.

Diversas pesquisas mostram o quanto sorrir faz bem e o dia-a-dia comprova isso. Em locais onde há bom humor, onde as pessoas cultivam o hábito de sorrir, a tendência é de que os profissionais trabalhem com mais vontade, produzam mais, estejam mais motivados e sentindo-se bem.

Isso é natural, você pode fazer um teste consigo mesmo. Ao chegar no seu trabalho observe as pessoas e sorria para elas. Certamente irá perceber que algumas estão com as expressões fechadas, sérias. Chega a dar receio até de cumprimentá-las. Não deixe que o seu bom humor vá embora por pensar que ao redor as pessoas não estão compartilhando dele com você. Experimente sorrir e dar bom dia até para quem está sério. Algumas pessoas manterão as expressões fechadas, mas outras irão retribuir o seu sorriso e certamente o ambiente ficará melhor.

Uma pessoa bem humorada produz mais endorfina, um hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, quanto mais bem-humorado, mais endorfina e mais bem-estar por consequência. Forma-se um ciclo positivo! O contrário também ocorre, uma pessoa mal-humorada fica angustiada, produz mais adrenalina, outro hormônio, porém que causa palpitações, dor de cabeça, problemas gastrintestinais e irritabilidade. Como consequência desses sintomas a pessoa tende a ficar ainda mais mal-humorada e maltratar os outros, sendo grosseira, impaciente e desrespeitosa.

Certamente o ambiente tende a tornar-se extremamente desagradável, ruim para trabalhar. Os profissionais sentem-se desmotivados, incomodados, desvalorizados e desrespeitados e não produzirão tanto quanto poderiam, não darão o melhor de si porque não recebem o mesmo retorno da empresa.

E já que sorrir faz tão bem e não é algo tão difícil de fazer, que tal começar por você? Sorria, mesmo para quem não lhe sorri de volta, você certamente se sentirá melhor e muitas outras pessoas no seu ambiente de trabalho também!

O leitor no divã

P.P.S., 22 anos – Gosto muito do meu trabalho, das pessoas com quem trabalho. Mas tenho sentido que sempre que algo é feito errado somos notificados, mas nunca recebemos um elogio quando as coisas vão bem. Isso me incomoda um pouco, pois me esforço muito para que não ocorram erros, mas nunca me elogiaram por isso, porém diante do primeiro erro já sou avisada de que ele ocorreu. Fico me sentindo muito mal, pois me esforço muito para não errar. Não sei se devo conversar com meu chefe sobre essa situação, o que você acha?.

Taísa – Certamente a melhor solução é conversar com seu chefe, explicar que você se esforça para não errar e não recebe retorno da empresa por isso, que sente falta disso. Isso é muito comum de acontecer porque as empresas levam como pressuposto que é sua obrigação não cometer erros. Mas erros podem acontecer e deve ser valorizado quando isso não ocorre e não somente ser chamado a atenção quando eles ocorrem.

  •  

Deixe uma Resposta