• Postado por Tiago

v---clone-é-atração-na-festa-do-colono

O coordenador da expo Irineu Rebelo, ao lado da bezerra clonada Catarina

Catarina, clone da vaca Nelore Gelda, de nove anos, tem dado o que falar. A bezerra branca de apenas seis meses e 350 quilos será a principal atração da 27ª edição da Festa Nacional do Colono, no Parque do Agricultor Gilmar Graf.

A ideia

Irineu Nivaldo Rebelo, coordenador Geral da Exposição Agropecuária do festerê, conta que a ideia veio de uma expo em Curitibanos. ?Tinha uma bezerrinha exposta lá e ninguém dava importância?. Foi então que procurou a Central de Embriões Santa Rita, na comuna rural do Campeche com o projeto. ?É o primeiro clone bovino do Estado e a primeira clonagem manual brazuca de sucesso?.

O processo

Irineu explica que Catarina nasceu a partir da clonagem da membrana da zoréba de Gelda. A bezerra estará exposta logo na entrada do pavilhão, em destaque. Vídeos e panfletos explicarão o processo todo. ?É algo inédito por aqui, as crianças vão adorar?, garante o coordenador.

Arca de Noé

Além do clone estarão expostos mais de 400 animais de gado e corte das melhores raças, dentre eles cavalos, ovelhas e bois. Uma Arca de Noé será montada também, abrigando diversas aves, pássaros e animais de pequeno, médio e grande porte.

Central de Embriões

Com um banco de mais de cinco mil embriões a Santa Rita já existe há três anos e é responsável pela produção comercial de berrezos fecundados in vitro. ?Muitos nem sabem que Itajaí tem hoje os melhores criatórios bovinos e ovinos do Estado e por isso, é um grande pólo de tecnologia de melhoramento genético animal?, ressalta Irineu. ?Itajaí não é só Aids, peixe e porto?.

  •  

Deixe uma Resposta