• Postado por Tiago

apicultura-01A importância da apicultura e os custos para implantar a produção de mel entre os produtores rurais barravelhenses serão os temas tratados durante a 1ª Feira de Integração Rural de Barra Velha, que rola neste final de semana (dias 18 e 19 de julho), no salão comunitário de Medeiros.  A palestra inicia às

15h, e de acordo com o engenheiro agrônomo Tamio Kida, da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura, será a oportunidade para saber mais sobre a atividade, seus custos e cuidados no processamento, higiene e estocagem do mel.

A palestra será feita pelo biólogo Carlos Edison Orenha, da Epagri, que coordena em Floripa o projeto Cidade das Abelhas, e abrirá espaço para debates e perguntas sobre a apicultura.  Segundo a Epagri e também a Secretaria de Agricultura e Pesca, esta será a oportunidade de valorizar outras alternativas de produção, já que a agricultura de Barra Velha é fortemente baseada na bananicultura.

Além das palestras, uma ampla programação de eventos e exposições está sendo preparada para a 1ª Feira da Integração Rural, projeto que visa não só atrair visitantes na baixa temporada, mas principalmente estimular negócios entre produtores agrícolas do interior barravelhense, além de dar uma mostra dos cultivos nas comunidades rurais e da gastronomia local.

A feira será uma parceria com a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), que está apoiando a vinda de empresas interessadas em expor e vender máquinas agrícolas e implementos.  A programação contará com cavalgadas, missa campeira, shows de sertanejo universitário e música gaúcha, além da eleição de uma rainha e gincana entre agricultores.

O festival terá ainda café colonial, exposição de hortaliças e produtos da agricultura familiar local, almoço típico e a escolha do concurso “Marca de Barra Velha”, visando a criação do logotipo que se transformará num selo a ser impresso nos produtos feitos pelos agricultores do município, além dos produtos da pesca e do artesanato.  O concurso conta com participação de estudantes da rede de ensino local.  Haverá ainda um concurso de jardins mais bonitos e a presença da Biblioteca Itinerante Dolores Jimenez Hernandez, que levará obras de literatura para o salão comunitário de Medeiros, onde acontecerá a feira.

  •  

Deixe uma Resposta