• Postado por Tiago

GERAL-10---ABRE---g---praia-no-sabado-008

O único perrengue são os 14 pontos cheios de cocô no litoral norte da Santa & Bela

O final de semana promete ser bacana pra quem gosta de curtir uma praia. A previsão do tempo é animadora e a concessionária da BR-101 resolveu dar um tempo nas obras que enchem a rodovia de filas. O único problema ainda é o mar da região, que tá cheio de cocô.

No relatório de balneabilidade divulgado ontem pela fundação do Meio Ambiente do Estado (Fatma) foram detectados 14 pontos de sujeira nas praias dos nove municípios da região. As recordistas em cacaca são Balneário Camboriú e Penha. Já as citys de Itajaí e Balneário Piçarras foram apontadas como as mais limpinhas.

Balneário está com cinco pontos poluídos dos 14 analisados. Estão na lista a praia central, no pontal norte e em frente às ruas 3000, 4900 e 3500. Também não siscapou a lagoa da praia de Taquaras. O que mais preocupa é que a sujeirada na praia aumentou em apenas uma semana. O relatório de 11 de dezembro apontou que a Maravilha do Atlântico Sul tinha apenas um ponto poluído, que era a lagoa de Taquaras.

O secretário de Meio Ambiente, André Ritzmann, até já tinha previsto o resultado maldito. Acredita que a cagança só rolou por que choveu pacas nos últimos dias e o aguaceiro fez muita titica, tinha espalhada pelas vias, desembocar no mar. Também colaboram com a sujeira, os esgotos que são jogados no canal do Marambaia, no pontal Norte e no rio Peroba.

André relembra que a prefa tem feito a instalação de esgoto e a construção de uma nova estação de tratamento, que deve diminuir um monte a nojeirada. ?De vagarinho chegaremos lá, o problema é que agora no verão sempre chove e não temos como impedir que a sujeira escoe pra lá?, justifica.

Em segundo lugar, com maior número de locais impróprios pra banho ficou Penha. Das 11 áreas analisadas, três foram apontadas como impróprias na praia armação do Itapocorói.

No ranking do cocô da Fatma, logo em seguida, vem Itapema, com dois pontos sujismundos. Correndo por fora está Navegantes, com a foz do rio Gravatá emporcadlhada. Em Porto Belo, a poluição atingiu a foz do rio Perequezinho e em Bombinhas está no canto direito da praia. Os únicos municípios que passaram batido no relatório de balneabilidade foram Itajaí e Piçarras, que não tiveram nenhum ponto impróprio pra banho detectado.

  •  

Deixe uma Resposta