• Postado por Tiago

De agora em diante, não haverá mais nenhuma votação secreta na Câmara de Vereadores de Florianópolis. A decisão foi tomada na sessão da noite de ontem (25), quando foi aprovado por unanimidade o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador Jaime Tonello (DEM).

O projeto acrescenta dispositivo ao artigo 34 daquela lei estabelecendo que “salvo disposição constitucional em contrário, todas as deliberações da Câmara Municipal e de suas comissões, presente a maioria absoluta de seus membros, serão tomadas através do voto aberto”. O vereador justificou que sua proposição – a primeira do gênero em Santa Catarina – tem por objetivo dar transparência ao posicionamento dos vereadores em questões que atualmente a legislação permite votação secreta.

“Trata-se de uma medida que contribuirá sobremaneira para a valorização dos mandatos dos legisladores”, observou. Na mesma sessão foi aprovado por unanimidade projeto de lei do vereador Asael Pereira (PSB), que altera o inciso I, do artigo 45, da Lei Orgânica do Município. A alteração prevê que não perderá o mandato o vereador que assumir o cargo de secretário, ministro de Estado ou equivalente.

  •  

Deixe uma Resposta