• Postado por Tiago

GERAL-6-ABRE---g---sem-coleta-de-lixo-em-camboriu---brigitte-bardot-(5)

Lixarada acumula nas calçadas enquanto não se resolve o perrengue

Está capenga a coleta de lixo em Camboriú. Alguns moradores da cidade do mármore não recebem a visita do caminhão coletor há quase uma semana e veem o lixaredo se acumular na porta das suas casas.

Os bairros mais atingidos são o Monte Alegre, Santa Regina, Areias e Taboleiro. A dona de casa Erica Marcelino, 60 anos, notou que o caminhão do lixo não passou ainda esta semana pela sua rua. Moradora da via Guamirim, no bairro Taboleiro, afirma que o brutamontes deveria ter dado as caras na segunda-feira e ontem, mas até o finzinho da manhã o seu lixo continuava acumulado na calçada. ?Tenho medo que o cachorro venha aqui e espatife com tudo?, disse.

Já a diarista Lindamar Lins, moradora do Monte Alegre, não tem o lixo recolhido há uma semana. ?Fica essa catingueira na frente da casa e ninguém tira. Nem o catador de lixo quer saber dos sacos?, lascou.

Pelas contas do secretário de Obras, Márcio da Rosa, Camboriú produz quase 50 toneladas de lixo por dia e metade dessa montoeira não está sendo recolhida. A treta rola porque 12 dos 16 coletores de lixo da Proactiva, empresa que faz a coleta de lixo, debandaram do trampo na semana passada.

Os caras teriam saltado fora porque o contrato da empresa com a prefa encerra hoje. A Proactiva perdeu a licitação que rolou dia 18 de dezembro. A partir do primeiro dia de 2010, a Ambiental irá assumir o serviço de coleta do lixo e limpeza das ruas. ?Alguns funcionários da Proactiva não estão vindo trabalhar e a empresa procura novos funcionários para auxiliar nos quatro caminhões?, justifica.

A pendenga começou logo depois do Natal e tem piorado a cada dia. Pra evitar que se alastre até amanhã, 1º de janeiro, alguns funcionários da Proctiva em Floripa foram chamados pra fazer um mutirão ontem e hoje em Camboriú. Eles terão que dar conta do recado pra entregar tudo nos conformes pra Ambiental assumir o posto. Representantes da empresa não quiseram falar nadinha sobre o assunto.

A nova empresa tem sede no Itajaí e já faz a coleta na city peixeira e no Balneário Camboriú. A Ambiental terá que assumir no primeiro dia do ano com os caminhões e funcionários no número certinho. Márcio da Rosa garante que a rota dos brutamontes de coleta continuará a mesma, passará três vezes por semana nos bairros e todos os dias no centro. ?A administração da Ambiental já está acompanhando o que está acontecendo e está com equipes reforçadas?, garante.

Enquanto a treta rola, o secretário de Obras pede que o povão fique ligado na rota dos coletores. Procurem levar os sacos de lixo pra rua apenas quando o caminhão fedorento estiver por perto ou deixá-los amarrados em grades e depositados lixeiras especiais. ?Pra que os animais não fiquem arrebentando sacola de lixo e joguem o lixo pela rua?, diz.

  •  

Deixe uma Resposta