• Postado por Tiago

A prefa de Camboriú vai construir uma baita barragem que promete ajudar no abastecimento de água da Capital da Pedra e de Balneário Camboriú e, de quebra, diminuir o risco de enchentes. Boa parte da grana pra empreitada, pouco mais de R$ 7,5 milhões, vai vir de um convênio com o Ministério das Cidades. A previsão é que a obra seja licitada no início do ano que vem.

O acordo pra liberação da verba polpuda foi assinado na sexta-feira pela prefeita loirosa Luzia Coppi Mathias (PSDB). O município também vai ter que entrar com uma contrapartida de cerca de 300 mil reales pra ajudar na obra.

A barragem, que vai ganhar o nome de Parque Linear, será feita entre os bairros Rio do Meio e Santa Regina, no mesmo local onde já rola a captação de água do rio Camboriú pela Empresa Municipal de Água e Saneamento do Balneário (Emasa), que faz o abastecimento das duas citys. Será aberta uma lagoa grandona, que vai servir como bacia de detenção.

Na prática, será um jeito de segurar o aguaceiro do rio Camboriú em períodos de seca, pra evitar que falte água nas torneiras do povão. A barragem também vai segurar o tranco cada vez que chover demais e tiver algum risco do rio transbordarx e causar uma nova enchente.

O assessor de imprensa da prefa, Peeter Grando, comentou que a novidade promete fazer diferença. “Principalmente na região do Santa Regina, que já sofreu com as cheias”, disse.

Ao redor da lagoa, serão instalados banquinhos e uma pista de caminhada pra galera que quer manter a forma. A previsão é que a concorrência pras empresas que quiserem tocar a obra será aberta no início do ano que vem. O prazo pra construção da barragem é de um ano e meio.

  •  

Deixe uma Resposta