• Postado por Tiago

Até o dia 31/12/2009 todos os cidadãos que possuírem armas de fogo devem recadastrá-las junto à Polícia Federal.O recadastramento é um instrumento fundamental para que a Polícia tenha controle sobre todas as armas que circulam no Brasil tanto nas mãos de civis como de policiais, magistrados e empresas de segurança.

Esta data é uma prorrogação de um prazo que já tinha terminado, mas jogou na ilegalidade milhares de donos de armas que não conseguiram  realizar o recadastramento de suas armas.

Se a nova chance não for aproveitada e a pessoa não fizer o registro, ela vai responder por posse ilegal de arma de fogo, onde as penas variam de um a seis anos de cana, isso independentemente se ela tinha o registro antigo ou não. Não é necessário pagar taxa para fazer o cadastramento. Para quem quiser se desfazer de sua arma, continua valendo a indenização de R$ 100 a R$ 300 por unidade devolvida, conforme o calibre. O registro dá à pessoa o direito de possuir arma em casa, para defesa, mas não de circular pelas ruas, o que só é possível com um outro documento, o de porte.

O recadastramento poderá ser feito nas unidades da Polícia Federal e das polícias estaduais parceiras na campanha, bem como nas lojas ligadas à Aniam-  Associação Nacional da Indústria de Armas e Munição , que está usando seu saite – www.aniam.org.br – para informar os interessados.

  •  

Deixe uma Resposta