• 10 set 2009
  • Postado por Tiago

Caminho das Índias

?Caminho das Índias?, com Letícia Sabatella, alcançou novo recorde de audiência terça-feira: 53 pontos de média e 76% de participação. Amanhã a Globo exibe o último capítulo

Altos e baixos de ?Caminho das Índias?

?Caminho das Índias? tem só mais dois capítulos pela frente. A novela chega ao fim de maneira brilhante, e injusto seria desmerecer suas qualidades. Glória Perez foi, antes de tudo, corajosa em abordar temas até então inéditos ou deixados de lado pela televisão, entre eles, a questão da saúde mental no personagem vivido pelo Bruno Gagliasso. Aliás, maravilhosa a cena da Marjorie Stiano e Stênio Garcia na terça-feira.

Só não foi bem na questão da violência. Sem voltar muito na história, ficando apenas nos capítulos exibidos nos últimos dias, tivemos duas agressões a mulheres (Letícia Sabatella e Juliana Paes) praticadas pelos seus maridos ou amantes (Alexandre Borges e Rodrigo Lombardi), e numa delas, citando a lei Maria da Penha, que deve estar sempre acima de tudo e ser tratada sem qualquer deturpação.

Não fosse por isto, a autora deixa apenas para o final alguma punição a um bando de desordeiros pelos inúmeros e incontáveis atos de vandalismo cometidos ao longo de tantos capítulos. Não pode ser assim. Aprontam trocentas vezes e o castigo só aparece no fim. É uma coisa no mínimo desigual. Diluída no meio de tudo o que acontece de bom – casamentos, batizados, premiações, beijinhos e fim de ressentimentos – e sempre muito comum no desfecho de toda novela.

É por aí

Nos últimos anos, o SBT praticamente ignorou a promoção de seus produtos em outros veículos. O departamento de marketing quase foi extinto. Coincidência ou não, com a saída de Gugu Liberato, parece que a direção da casa acordou para o fato de serem necessárias campanhas publicitárias de seus artistas e programas.

O que se vê hoje em quase todas as revistas e jornais é um trabalho que nunca deveria ter sido interrompido. Uma avalanche de anúncios que promovem a emissora e seus contratados.

Caiu a ficha

Silvio Santos, em seus camarins do SBT, dia desses, criticou a Record. Até ele entende que a sua concorrente comete uma grande besteira ao mexer tanto na sua programação. A que ponto chegamos!

Questão do horário

Nada certo ainda, mas a novela comprada pela Band, ?TKM?, muito provavelmente será exibida na faixa das 20h, onde hoje está a ?Escolinha?, que não vai sair do ar, mas pode virar semanal.

3 X Ratinho

Ratinho vive um momento, no mínimo, curioso no SBT. Ele, como se sabe, encontrou dificuldades para voltar ao ar e seu contrato só vai até o final deste ano. Mas, para quem estava descartado, e hoje aparece em três produtos diferentes ? ?Programa do Ratinho?, ?Nada além da verdade? e até na novela ?Vende-se um véu de noiva?, pode se considerar uma vitória.

Cadê o sindicato?!

O seu Ratinho está com a vida resolvida. E não é de hoje. Esta sua participação na novela não tem rigorosamente nada a ver. Primeiro que ele não é ator e isto é absolutamente imprescindível para quem é chamado a interpretar numa novela, seriado ou filme. Por último, está fazendo as vezes de um ator e tomando o lugar de alguém. Cadê o sindicato? Participação especial ainda vá lá, mas fazer um papel não pode.

Dois lados

A Globo liga e informa que ainda não tem uma posição firmada se poderá ou não haver uma próxima edição de ?No limite?. Esta coluna, no entanto, baseada em informações de uma fonte digna do maior crédito, reafirma que esta possibilidade praticamente não existe. Os números da atual temporada desestimulam qualquer iniciativa neste sentido. O contrato com a dona do formato vence em janeiro.

Passaporte

A próxima temporada de ?Malhação?, na Globo, com início em novembro e comandada pelo autor Ricardo Hofstetter, vai apresentar muitas novidades no elenco. No entanto, quatro atores da atual fase, escrita por Patrícia Moretzsohn,

vão continuar na novela. Casos de Caio Castro, o Bruno; Johnny Massaro, o Fernandinho; Caroline Figueiredo, a Domingas; e Rafael Barja, o Caju.

  •  

Deixe uma Resposta