• 14 set 2009
  • Postado por Tiago

novela---Viver-a-Vida---Helena

A Globo ainda não é uma emissora – totalmente – do Brasil

Há, sim, uma certa provocação quando a Globo é identificada como ?emissora carioca?. Mesmo com as suas raízes no Rio, e muito se orgulhe disto, já de algum tempo a sua direção vem trabalhando para que ela possa ser vista como uma televisão de todos os brasileiros.

E é assim que deve ser.

Mas ainda existem antigas distorções que até agora não foram convenientemente atacadas. Uma delas diz respeito às transmissões do futebol. Como se sabe, em todas as quartas-feiras ou domingos, as emissoras da rede se dividem para atender os interesses regionais. Nada mais justo. Acontece que a chamada ?transmissão de rede? ainda resiste em transmitir apenas aos jogos dos times do Rio de Janeiro, por mais importantes que sejam as partidas de outras praças.

Estima-se em algo muito próximo de 20 milhões de residências que utilizam antena parabólica em todo o país, atendendo a um público de mais de 50 milhões de pessoas.

Esses telespectadores, ainda no Brasileiro atual, são sempre levados pela Globo a acompanhar o Fluminense, Botafogo e Flamengo, pouco importando as suas posições na tabela de classificação. Algo que também pode explicar porque o Flamengo continua com a maior torcida em todo o País. Antes foi por causa do rádio, nos dias atuais, muito provavelmente pela sua exposição na TV.

Hoje, são muitos os interesses no futebol, que extrapolam as quatro linhas do gramado. Existem a venda de camisas e outros muitos produtos, incluindo os patrocínios, que a vitrine proporcionada pela televisão ajuda a comercializar com muito mais facilidade.

Hoje, enxergando-se como uma emissora nacional, entende-se que o jogo da rede na Globo teria que ser sempre o mais importante da rodada. Nada diferente dele.

E não permanecer engessada a um critério que vigora desde os seus primórdios.

 

TV Tudo

Detalhe

Apenas para completar o assunto inicial, convém esclarecer que não há medição de audiência nas parabólicas.

Portanto, este também é um aspecto que deve ser desconsiderado.

Primeiro jogo

Na quinta-feira, 15h50, a Rede TV! dará início aos trabalhos da Uefa Europe League. Ao vivo e exclusivo na tevê aberta.

O jogo é Benfica, de Portugal, contra Bate Borisov, da Bielorrúsia.

Narração de Luís Alfredo, comentários de Edmundo e Bruno Prado, com apresentação de Flávia Noronha.

Disputa

A gravadora Sony, através de novo trabalho de Ana Carolina, voltou à liderança no país. ?Nove?, álbum da cantora, é o mais vendido atualmente. Logo atrás, a Som Livre, braço fonográfico da Globo, com (?Caminho das Índias Internacional?) e (?Paraíso?).

Bate ? Rebate

·No Rio, começaram as reuniões, lideradas pelo diretor Alexandre Avancini, visando os trabalhos do filme ?A lei e o crime?, baseado no seriado já exibido pela Record.

·Está praticamente certa a presença de um produtor americano no projeto, que será rodado a partir de abril.

·No elenco: Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Heitor Martinez e Aline Borges, entre outros.

·Ariel Jacobowitz, recuperado de um acidente doméstico, hoje reassume a direção do programa da Hebe Camargo no SBT.

·Hoje, se ninguém mudar nada durante o dia, Bandeirantes, Record, Gazeta e SBT estarão apresentando os seus telejornais no mesmo horário.

·A Globo pretende dar início as gravações de ?Bom dia Frankenstein? nos primeiros dias de outubro.

  •  

Deixe uma Resposta