• 13 out 2009
  • Postado por Tiago

a-Giovanna-antonelli

Bandida da história, Giovanna Antonelli (foto) vira garçonete, em ?Viver a vida?. Consegue emprego no bar do Garcia (Mário José Paz). A personagem vai sofrer assédio no local de trabalho.

Uma antiga e sempre atual aula do Boni

Um documento histórico ? esta coluna teve acesso ao memorando do Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, VPO ? 109/87, ainda como vice-presidente de Operações da Rede Globo, expedido em 2 de abril de 1987 ao Daniel Filho, na ocasião diretor da Central Globo de Produções, com cópias para outros diretores. Uma aula. Por favor, acomode-se:

Ref.: Qualidade Visual?

A tela da televisão é pequena (hoje, para a grande maioria dos brasileiros continua sendo). A transmissão e recepção estão sujeitas a variações constantes de qualidade, dependendo de local, antena e até do televisor. Em casa, o espectador está cercado por telefone, crianças etc. Assim, o veículo exige uma linguagem especial que pode ser resumida na simplificação da imagem para que a leitura seja clara, direta e livre de elementos perturbadores. Do ponto de vista da composição visual – cenários, móveis e objetos de cenas e roupas ? existem padrões internacionais estabelecidos e que conseguimos aplicar na Globo por muitos anos. Como eles parecem estar esquecidos, é bom rememorá-los:

1) Cenários

A ? contrastes fortes são rigorosamente proibidos em qualquer caso. Cores básicas claras e tons ?pastel? são fundamentais.

B ? não se admitem listras verticais, paredes florais ou desenhadas.

C ? Divisões horizontais de pintura só são aceitas com réguas divisórias. Entre paredes e pisos, usar rodapés ou outros detalhes de acabamento.

2) Mobiliário

A ? devem ser evitados móveis de madeiras escuras.

B ? devem ser evitados estofados estampados, especialmente os ?florais? ou listrados. Quando forem absolutamente necessários não poderão ser berrantes ou contrastados, preferindo-se os ?ton-sur-ton?.

C ? evitar o excesso de móveis em cena.

3) Objetos de cena

A ? evitar o uso exagerado de objetos de cena, preferindo-se somente o essencial.

B ? Ao caracterizar ambientes e classes sociais, evitar elementos óbvios como ?pinguins?, ?São Jorge?, cortinas de contas e outros penduricalhos.

4) Roupas

A ? devem ser evitados o uso de xadrez e listrados, dando-se preferência a cores lisas mesmo nos vestuários de classes sociais ?C? e ?D?.

B- evitar o uso de estampados de forma geral e, quando necessário em alguma produção, evitar que vários personagens usem este tipo de vestuário na mesma cena.

5) Geral

A ? mesmo em produções de época ou regionais, as roupas devem ser simplificadas, evitando-se a caricatura de classes sociais ou rurais. Em televisão a linha ?opereta? não funciona para produções de ?época? e nem o ?neo-realismo? é adequado às produções de atualidade.

B – planos gerais devem ser usados somente para localização. Primeiros planos, closes e extreme-close-ups são recomendados.

Voltando aqui ao nosso cotidiano: passados mais de 22 anos e em tempos de TV Digital, por acaso existe alguma coisa mais lógica ou atual para a televisão de hoje em dia?

Este memorando, antes de ser um documento histórico, pode ser de enorme utilidade para os que hoje estão à frente das nossas emissoras.

 

TV Tudo

A propósito

A Record continua com aquela escada ao fundo do ?Jornal da Record?. É cenográfica. Vai do nada a lugar nenhum. Então, por que insistir?

Complicado

Del Rangel, diretor da Teledramaturgia do SBT, admite dificuldades para montar o elenco de ?Uma rosa com amor?, que vai marcar a estreia do autor Tiago Santiago. A maioria dos artistas tem contratos com Globo ou Record.

Casamento

A apresentadora da Rede TV!, Cristina Lyra, se casa no próximo sábado com o economista carioca Bruno Decourt, em cerimônia marcada para a Igreja Santa Margarida Maria, na Fonte da Saudade, Lagoa, Rio. Festa na Hípica.

C´est fini

A Globo começa a acelerar o passo com vistas a produção do próximo ?BBB?. A informação é que tudo segue dentro do prazo previsto, inclusive as novidades na estrutura da casa, que nesta nova edição serão duas.

Bate ? Rebate

·A Bandeirantes deve promover ainda no decorrer desta semana algumas mudanças na sua estrutura de programação.

·Helio Vargas, hoje responsável pela área, pretende reforçar o seu setor.

·Ainda não existe data de estreia para o programa de entrevistas do Gugu Liberato na Record News.

·Na há, na Globo, nenhuma previsão sobre um novo trabalho para Glória Pires.

·A atriz está morando em Paris.

·Participantes do ?Bem amigos?, do SporTV, ficaram impressionados com os conhecimentos futebolísticos da Luiza Possi. Sabe tudo.

·Sobre liberação de seus artistas para o Teleton, a Record informa que nunca teve este tipo de problema.

  •  

Deixe uma Resposta