• Postado por Tiago

SEGUNDA-ESPECIAL---dese-candidatos-na-web

Se na região do Vale do Itajaí os vereadores ainda estão longe de usar a internet como ferramenta de divulgação do seu trabalho, os pré-candidatos ao governo do estado estão bombando na rede. O senador Raimundo Colombo (DEM), o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) e a deputada federal Ângela Amin (PP), ao lado do deputado Paulinho Bornhausen (DEM), são de longe os políticos mais atuantes do estado.

No caso de Pavan, o número de sites e redes em que o bagrão aparece impressiona. O tucano tem, além dos já citados Twitter e Orkut, um canal no saite de vídeos YouTube, outro no saite de compartilhamento de fotos Flickr, um blog com notas, outro com os registros de viagem, mais um saite pessoal e, pra completar, um portal, a Rede Pavan, que reúne informações sobre todos os saites. É mole?

O esquema do vice-governador é tão profissional que até uma agência de marketing foi contratada para criar os saites e fazer a coisa funcionar. Ao todo, entre jornalistas, publicitários e colaboradores, 10 pessoas trabalham diretamente nos saites. De acordo com o assessor de gabinete de Pavan, Carlos Mello, a criação de uma rede tão grande é pioneira no Brasil. ?Vários políticos usam estas ferramentas, mas nós agrupamos todas em um único saite, que chamamos de Plataforma Integrada de Comunicação Digital. Este contato no mundo da internet hoje é imprescindível, as pessoas passam o dia conectadas e querem saber o que os políticos andam fazendo?, explicou o abobrão.

O sabichão Ivan Carlos acredita que este excesso de saites tem mais uma função importante: aproximar o povão do dia a dia desta cambada. ?É uma forma de controle, em que as pessoas podem acompanhar o cotidiano do agente político, o que não poderia ser feito com as ferramentas de comunicação tradicionais?, disse Ivan.

Ainda assim, o professor deixa um alerta para a galera. ?Mas tudo pode ser uma armadilha também. Se a sociedade não tiver senso crítico para compreender tudo o que lê nestas ferramentas, elas podem se tornar mais um instrumento de manipulação?, avisa o professor.

Confira os saites dos políticos catarinas

http://twitter.com/DebaCabral

http://twitter.com/batschauer22

http://twitter.com/leonelpavan

http://twitter.com/depVieira

http://twitter.com/celsomaldaner

http://twitter.com/DeputadoBoeira

http://twitter.com/pizzolatti

http://twitter.com/DeputadoJailson

http://twitter.com/deputadopeninha

http://twitter.com/LCPissetti

http://twitter.com/hugobiehl

http://twitter.com/angelaamin

http://twitter.com/SusiBellini

http://twitter.com/RaimundoColombo

http://twitter.com/bornhausen

http://twitter.com/Angioletti

  •  

Deixe uma Resposta