• Postado por Tiago

INTERNA-9-BASE-DSC04454

Vazamento abriu cratera na Reinaldo Schmithausen

Todo o abastecimento de água de Navegantes e 80% de Itajaí foi cortado por causa de um rompimento na adutora que passa pela avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro peixeiro de Cordeiros. O cano de ferro já tava em uso há aproximadamente 50 anos e, de tão velho, não aguentou a pressão. De acordo com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), responsável também pelo abastecimento do outro lado da vala, na tarde de ontem a estação foi aberta e a água deve voltar aos poucos para as casas da região.

A adutora é a tubulação que distribui a água para toda a city. O cano grossão, que passa pela avenida Reinaldo Schmithausen, tem quatro quilômetros de extensão e o rombo de ontem chegou a três metros. A pendenga não pegou de surpresa os técnicos do Semasa, que já esperavam o rompimento deste cano. Isto porque toda a tubulação tá bem velha e para trocá-la a obra seria muito extensa, o que poderia deixar o abastecimento de água das citys prejudicado por muito tempo.

A ideia do Semasa é ir trocando os tubos conforme estes romperem, como rolou ontem. A nova tubulação é feita de PVC. Estes tubos são mais leves e resistentes, pois não sofrem com a reação dos produtos químicos usados pra tratar a água. Ontem, os técnicos descobriram o problema de manhã, quando a aguaceira fez o maior estrago no asfalto da Schmithausen. Segundo o Semasa, hoje o abastecimento será normalizado.

  •  

Deixe uma Resposta