• Postado por Tiago

Com iniciativa do Clube de Canoagem Kentucky, em parceria com a prefa de Jaraguá do Sul através da Secretaria de Obras, FUJAMA, Corpo de Bombeiros e empresas privadas, a galera está empenhada em mais um trabalho de limpeza do rio Itapocu, que será realizada no dia 6 de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente. 

O Clube de Canoagem Kentucky desenvolve há mais de 12 anos os serviços de limpeza e retirada de entulhos das margens dos dois principais rios que cortam o município, o rio Jaraguá e o rio Itapocu, realizando o trabalho de conscientização dos alunos e comunidade da região. Para a próxima limpeza, está previsto um trajeto de oito quilômetros, desde a ponte do Rodeio Crioulo até sua sede no bairro Czerniewicz.

Segundo o presidente do Clube e coordenador dos trabalhos de limpeza dos rios, Odilon Manske, a ação tem o objetivo melhorar as condições de vazão do rio, bem como garantir a limpeza e preservação do principal manancial da região. Segundo Odilon, antes de iniciar o trabalho de limpeza dos rios, o Kentucky já realizou trabalhos de reflorestamento da mata ciliar e ministrou palestras de conscientização ambiental em escolas da região. Todo lixo retirado do rio ficará exposto em uma caçamba em frente à sede do Kentucky durante o final de semana, e após, destinado ao aterro. 

Assim como desenvolve o projeto de limpezas de rios, visando a conscientizar quanto à necessidade de reaproveitar os materiais recicláveis, o clube também desenvolve os trabalhos voltados ao esporte da canoagem, participando e promovendo competições em seus mais diversos níveis e segmentos, como as de corredeiras médias e fortes e também as provas de velocidade e longa distância, das quais o clube acumula diversos títulos.

  •  

Deixe uma Resposta