• Postado por Tiago

DSC03767

O Monte Cervantes navegou pra Ásia feito um navio fantasma

O aumento das importações no Brasil já começa a ser sentido no complexo portuário do rio Itajaí-açu. No porto de Navegantes (Portonave), o cargueiro Monte Cervantes bateu um recorde no mínimo curioso. Zarpou do porto dengo-dengo levando pra Ásia 3354 contêineres vazios, o que representa 94% de sua capacidade de carga. Quase metade das caixas ocas foram carregadas no próprio terminal de Navegantes.

A estimativa dos técnicos do ministério da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) é que as importações em 2010 atinjam a marca de 5% do produto interno bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do país. Isso deve ajudar a jogar pra baixo a balança comercial brasileira, já que o país comprará mais do que venderá pros estrangeiros.

Os números da movimentação de cargas do Portonave de dezembro também confirmam as estimativas de aumento de importações feitas pelos sabichões do MDIC. Foram 8152 contêineres com produtos importados que desceram dos navios pro cais dengo-dengo, revela Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo do porto de Navega. ?Eles representaram 27% da movimentação de dezembro do terminal e vieram principalmente dos Estados Unidos da América e da Ásia?, informa Castilho.

  •  

Deixe uma Resposta