• Postado por Tiago

Duas semanas de intensa programação cultural marcarão os 150 anos da Casa da Câmara e Cadeia. De 18 de maio a 1º de junho, a prefeitura de São José e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo promovem Mostra Filatélica, Oficina de Colecionadores e lançamento de carimbo e selos comemorativos ao aniversário.

A Casa da Câmara e Cadeia compõe o conjunto arquitetônico de origem luso-açoriana do Centro Histórico de São José. O prédio de 1859 serviu inicialmente de Cadeia (piso térreo) e Câmara Municipal (primeiro piso). Já em 1983, foi remodelado, passando para o encargo da Administração Pública Municipal, sendo sede de diversas secretarias. “Em 2002, foi constituída a Casa da Cultura Municipal para oferecer à população oficinas de arte e projetos culturais, transformando a instituição num local democrático por excelência, de preservação das tradições folclóricas e da valorização das manifestações artísticas da cidade”, explica o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Marcos Aurélio Rufino. Atualmente a Casa da Câmara e Cadeia está fechada, até que os estudos para sua restauração, iniciados em fevereiro de 2009, estejam concluídos.

A programação comemorativa inicia na próxima segunda-feira (18), às 8h, com a abertura da Mostra Filatélica, que vai expor selos oriundos de Brasília, Florianópolis e São José até o dia 1º de junho. Já no dia 19 de maio, às 19h, serão lançados, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o selo e o carimbo comemorativos aos 150 anos da Casa da Câmara e Cadeia.

Nos dias 27 e 28 de maio a atração é a Oficina de Colecionadores direcionada para crianças na faixa etária de seis a 10 anos. “O objetivo da ação é mostrar às crianças esta forma de comunicação, tão distante delas nestes tempos digitais, bem como apresentar o círculo de amizades que se forma a partir da afinidade de colecionar selos de vários países, instigando a curiosidade e a pesquisa sobre a geografia e a história desses lugares”, explica o chefe da Casa da Cultura, historiador e mestre em história Celso João de Souza Júnior.

Todos os eventos têm como sede o Museu Histórico de São José, onde funciona temporariamente a Casa da Cultura, situado na rua Gaspar Neves, 3175, esquina com a praça Arnoldo Souza, Centro Histórico de São José. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 22h.

  •  

Deixe uma Resposta