• 08 fev 2010
  • Postado por Tiago

Assumir os erros

O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), concluiu neste fim de semana que “a maior virtude é assumir os erros”. Bellini passou o final de semana agoniado, sozinho, analisando e procurando o caminho a ser tomado nesta manhã de segunda-feira, sobre a gritaria medonha do IPTU.

Brecar tudo

JB ficou no findi ‘só com os seus botões’, justamente pra não ficar refém de opiniões alheias. Afinal, ele é o prefeito e a responsabilidade recai sobre o seu cocuruto. O que possibilita que, apesar da decisão tomada na sexta-feira, de aumentar a isenção, seja revista ou mesmo cancelada a lei que provocou tudo isso.

Tem erro

Todo mundo reconhece que é necessário se atualizar a planta genérica. Que quem pode e tem um terreno, ou imóvel, pague um valor condizente. Que não seja muito e nem pouco, mas um valor real. E JB reconhece que existe um erro. Por isso vai bater o martelo nesta segunda, depois de analisar com os seus sabichões técnicos e jurídicos.

Pau de dar em doido

Além disso, o reflexo político levado pela bancada de situação na câmara, ao prefeito Bellini, é esmagadoramente desfavorável ao governo. O pau tá comendo solto no lombo de JB e de seus apoiadores, e os reflexos, se não minados agora, irão produzir, com certeza, uma baixa nos votos dos futuros candidatos governistas.

Sem alarde

O secretário de Articulação do governo Periquito, Marcos Weissheimer, vem fazendo um trabalho excepcional. Além de levar projetos e emplacar pra trazer recursos pra uma porrada de obras, foi o articular da apresentação da escola de samba Beija-Flor na Maravilha do Atlântico. O homi faz e acontece.

Boca na zoreia

O diretor pra assuntos da Juventude da prefa de Itajaí, Fernando Pegorini, foi homenageado na semana que passou, no colégio Francisco de Paula Seara, como Amigo do ProJovem Urbano da Santa & Calorenta Catarina. A premiação foi um reconhecimento do baita trabalho de Pegorini.

Lá longe

Nesta segunda-feira, Pegorini embarca pra Brasília, onde participa do encontro do ProJovem Trabalhador – programa do governo federal que vai estrebuchar R$ 600 mil pra concretizar o ProJovem Trabalhador em terras peixeiras.

Objetivo maior

O programa visa preparar os jovens para o mercado de trabalho e pra ocupações alternativas, geradoras de renda. Podem participar os jovens desempregados com idades de 18 a 29 anos, e que sejam membros de famílias que tenham renda per capita da mixaria de meio salário mínimo.

Pega aí!

Com o calorzão dos infernos que caiu sobre a região nesta semana, a falta de água em Itajaí e Navega é uma dor de cabeça para o Semasa. Os abobrões da autarquia peixeira pediram até um caminhão pipa pra vizinha Emasa, de BC, pra garantir o abastecimento dos peixeiros. Na Maravilha o problema da falta de água não chegou, deixando o homem-pássaro com o sorriso esticado até as zoreias.

Nó na mangueira

Só tem uma solução pra falta de água em várias torneias de Itajaí: ficarem prontos os novos reservatórios e a economia por parte de quem recebe o precioso líquido. Outra coisa, essa história de que seria boicote do Semasa, por falta de pagamentos, ter faltado água em Navega, é teoria da conspiração. Para, né!

Consumo nas alturas

A autarquia enfrenta dificuldades pra suprir o consumo. A água produzida não tem tempo de ser armazenada. O refresco e um pouco de reserva é conseguido no c… da madruga, quando o povão liga o ventilador e tenta dormir. Aí é possível guardar um pouco nos reservatórios. Mas com o nascer do dia e o calor medonho

Correndo atrás

O vereador líder do governo na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, e nas horas vagas dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), já tá agilizando uma porrada de reuniões com seus apoiadores de sua campanha à leleia. Vários núcleos de suas andanças em 2010 já estão mapeados, inclusive os sacrossantos que vão comandar sua campanha a partir da Maravilha.

Sem merda

Com tantos dias de calor medonho e sol na região, muitas praias estão de boa com o relatório de balneabilidade da Fatma. Nesta semana, os puxas do prefeito Edson Periquito (PMDB) comemoram que somente o pontal norte tá com registro de merda. O restante das praias da Maravilha está limpinho da silva.

Tá bom, tá bom, né?

Mas basta dar uma chuvinha mais forte pra esse relatório ir pras cucuias. É mais do que certo que quando cai uns pés d’água as praias ficam todas cagadas. Quando há muito sol, como nesta semana, o negócio tá que é uma piscina. Então tá, né!

Ai, Jisus, vai demorar!

Os vereadores de oposição, Paulinho Amândio (PDT) e Níkolas Reis (PT), apareceram de surpresa no porto de Itajaí, na sexta-feira. Foram botar o bagão dos zóios na obra de recuperação do terminal. O Níkolas, como a obra é do governo federal, foi mais ameno. Já o Paulinho, pela experiência na área de construção, sinalizou que a coisa não fica pronta neste primeiro semestre. Oh, dor!

  •  
  • Categorias: JC
  • 08 fev 2010
  • Postado por Tiago

“Ilação absurda e irresponsável”

Governador Aécio Neves (PSDB), sobre a possibilidade de ser vice de José Serra

Lula decide vetar Duda na campanha de Dilma

O presidente Lula vetou o marqueteiro Duda Mendonça na campanha de Dilma Rousseff. A ministra se inclinava pela sugestão do ex-ministro José Dirceu e o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, recomendando Duda, mas Lula ordenou que ela se entendesse com o marqueteiro João Santana, já praticamente descartado. Santana já foi reintegrado ao grupo de coordenação de campanha, que se reúne às terças-feiras.

Encantamento

Dilma ficou encantada com comerciais para TV que Duda fez sobre ela, a pedido de amigos do PT, e o chamou para uma animada conversa.

Sem perdão

Lula é grato a Duda, mas não o perdoa pela iniciativa de revelar à CPI que fora pago no exterior pelo seu trabalho na campanha de 2002.

Ajuda discreta

Lula considera Duda Mendonça o melhor do ramo no país, mas achava que sua ajuda seria pessoal, discreta, no máximo fazendo sugestões.

Sobrou para nós

Militares advertem o governo: a crise no governo Hugo Chávez está provocando um verdadeiro êxodo de venezuelanos para o Brasil.

Gasolina: Petrobras troca seis por meia dúzia

Entrou em vigor a redução de R$ 0,08 na Cide (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico) sobre comercialização e importação de petróleo e derivados, mas é pura embromação: desde o dia 1º a Petrobras reajustou em R$ 0,08 nas refinarias a gasolina A, que recebe 20% de etanol anidro para virar comum. O reajuste passou despercebido com a discussão sobre redução do álcool na gasolina.

À beira da perfeição

Agora é lei: a alimentação é direito constitucional, como a saúde, habitação, trabalho, seguridade social, etc. Podemos dormir tranquilos.

Escolha seu pesadelo

Quando não é a ministra Dilma ao lado de Lula, é a senadora petista Ideli Salvatti inaugurando obra de aliados em Santa Catarina.

Negócio da França

Se os franceses realmente baixaram em 40% o preço dos caças Rafale para o Brasil, ainda lucram uns 20%, dizem especialistas. No mínimo.

País de tolos

A fundação Getúlio Vargas apurou que nordestinos pobres – maiores beneficiários do Bolsa Família – desconhecem que pagam imposto sobre os alimentos comprados. Devem achar “Impostômetro” palavrão.

Fiel escudeiro

Lobistas já relacionam quem subirá ao poder com Dilma Rousseff, se for eleita. Em todas as listas está Giles Carriconde Azevedo, assessor mais próximo dela desde o governo Alceu Collares (PDT), há 19 anos.

Eterna vigilância

A confederação da Agricultura (CNA) lança nesta terça (9) o observatório Nacional das Inseguranças Jurídicas no Campo, que vai monitorar as ameaças à propriedade rural e ao desenvolvimento da agropecuária. Vai mapear invasões de terra, efetivas ou iminentes.

Banda H

Três gigantes de telefonia celular – TIM, Vivo e Claro – tentam “melar” o leilão da “banda H”, aberto apenas para novas empresas. A Oi está fora do lobby: prefere investir na recém-adquirida Brasil Telecom.

Fim da farra

A companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF devolveu 37 dos 250 computadores alugados para 128 funcionários. Esta coluna revelou no último dia 3 que 120 PCs estavam trancados em um depósito.

Empenhou, não pagou

A EBC, da TV do Lula, confirma que empenhou R$ 3,2 milhões, mas não pagou à central Única das Favelas, para uma série de programas com o rapper MV Bill. Preferiu usar a verba para pagar equipamentos.

Estressados

De tanto trabalhar 8h diárias – como a maioria da população brasileira – os servidores do senado estão procurando clínicas de acupuntura e de psicologia para se livrarem do estresse. Nunca trabalharam tanto.

O que é isso, ‘cumpanhêro’?

Dois dos cinco servidores acusados de fraudar o registro de ponto, Cecília Torres e Rafael Aun Ming, não têm vínculo com o senado. São funcionários de confiança do senador José Nery (PSOL-PA).

E o Oscar vai para…

Pela quantidade de fitas gravadas pelo ex-assessor Durval Barbosa, vem aí “Arruda, o filho clandestino”.

PODER SEM PUDOR

Barulho petista

Alvo de denúncia de desvio de toneladas de carne para a penitenciária de Contagem/MG, o então governador Newton Cardoso reuniu os jornalistas, em coletiva, e estranhou:

– Não sei por que esses petistas fazem tanto barulho só por causa de uns bifinhos…

  •  
  • Postado por Tiago

O repique da Bovespa

O primeiro pregão de fevereiro decidiu dar um alento aos investidores a partir de boas notícias vinculadas ao noticiário local e no setor externo. Mas durou pouco. Agora, já parece um consenso para os grafistas que a baixa está a caminho. A Bovespa, após consolidar um suporte na faixa dos 64.500, não teve forças para repicar, apesar do estado sobre-vendido. Esse é um comportamento típico de baixa, com quedas fortes e com volume e repiques fracos com baixo volume.

A situação externa

O produto interno bruto (PIB) americano apresentou forte expansão no quarto trimestre do ano passado, apesar do resultado anual ter ficado em -2,5 %. As medidas do presidente Obama, no que se se referem ao orçamento, deixam claro que as medidas que estão impulsionando a economia não podem parar (ainda). Em resumo, o momento é de severidade na condução da política econômica e aumento de impostos na terra do Tio Sam.

Reformulação do sistema financeiro

O assunto que vai dar muito pano para manga é a proposta de regulamentação do sistema financeiro internacional. Uma necessidade, sem dúvida, que demanda esforços urgentes de todos os países que neste momento têm feito excessivos gastos para a manutenção da atividade econômica a custo dos seus orçamentos. Esses déficits são outro problema que terão que ser tratados em paralelo, para que não gerem novas especulações em um momento ainda delicado para a economia mundial.

As mudanças propostas…

… vêm em linha com uma política de restrição dos grandes salários dos executivos, que ganham por resultados e acabam gerando distorções nas políticas de condução dos bancos. Ocorre que, teoricamente, os executivos focam grandes ganhos no curto prazo e assim bombar seus salários. Então, entre as bolhas imobiliárias e derivativos que se formaram, acabaram por elevar sobremaneira estes ganhos que geram maior risco na condução do sistema de maneira geral. Na verdade estamos falando na ponta do iceberg…

Desvalorização do Real

A coluna já comentava a pancada que o setor exportador vem passando na gestão do governo Lula. Este assunto vem em linha com o crescente déficit das contas públicas brasileiras. Entretanto, o que o setor busca, na realidade, é uma desoneração dos tributos para a exportação. O certo é que ainda tudo está incerto nesta matéria. Há expeculações, apenas, de que novidades deverão aparecer nas próximas semanas.

Entenda o economês

Mercado sobre-vendido: trata-se de uma análise que operadores fazem com o índice de força relativa (IFR) para tomada de decisão. Por definição, acima dos 70 pontos, o mercado pode ser considerado “comprado”, sugerindo um ponto interessante de venda, e oscilações abaixo dos 30 pontos indicam que o mercado pode estar “sobrevendido”, indicando um possível ponto de compra.

Suporte: A zona de suporte indica uma área de congestão onde as compras e vendas se balizam no aguardo de condições mais propícias para avanços a novas áreas de resistências, dentro do dia a dia do mercado acionário. É algo assim: os investidores aguardam para ver se vale a pena comprar ou vender ações.

Edward Mundy é consultor financeiro da Mundy Intermediação & Finanças Corporativas [edward@mundyintermediacao.com.br / www.mundyintermediacao.com.br]

  •  
  • Postado por Tiago

Abre o jogo

Finalmente Glória Pires conta sobre o ?caso? entre o marido e a filha: processou quem inventou o boato e se mudou para Los Angeles para proteger Orlando Morais e Cléo Pires das ?maldades?. Ela vai contar mais detalhes em sua biografia, incluindo sua experiência com drogas…

Chupando dedo

Advogado do espólio de Michael Jackson não querem pagar ao pai do cantor, Joe, mesada que ele reivindica de 15 mil dólares mensais. O argumento é que Michael nunca sustentou o pai quando era vivo, logo não deveria fazê-lo agora…

Mãezona

É fofo ver Glória Maria curtindo o mar de Ipanema com as filhas, Maria e Luiza: brincam na beirada, fazem castelo e mergulham no ?rasinho?. Depois do banho, Glória ainda as lava com água doce e repassa o protetor solar!

Tapinha de amor não dói!

Maria Gadú se envolveu numa briga com outra mulher no aeroporto Tom Jobim (RJ). Resultado: todo mundo foi parar na delegacia.

É mole?

Cláudia Leitte transformou o aniversário de um ano do filho Davi em uma mini micareta?: os convidados recebiam abadás na entrada! Incluindo as crianças!

Só para quem pode

Gilberto Gil aprovou na hora a novidade no camarote 2222, comandado por sua esposa Flora Gil, em Salvador: massagistas de pés atenderão os VIPs durante toda a noite.

Com a bola toda

Separação de Dudu Nobre e Adriana Bombom: ficou decidido que ele continua morando na casa onde viveu com a ex. Aliás, ainda estão sob o mesmo teto. E para quem está com peninha da Bombom, ela sai do casamento com três apartamentos, um carro zero e, é lógico, pensão!

Xi…

Bárbara Paz e Adriana Birolli, respectivamente Renata e Isabel de ?Viver a Vida?, não se bicam! Aliás, contratadas para participar de um mesmo evento, pediram para se sentar em lado opostos!

Será?

Com medo de processo, a apresentadora Elena Di Cioccio, que teria ?apalpado? aquela parte de David Beckham, agora nega: só apertou a coxa do craque. Mas saiu gritando ?que pequenino? do mesmo jeito. Detalhe: o programa é uma versão italiana do ?CQC?.

Poderosos

A construção da nova casa de Gisele Bündchen e Tom Brady, na Califórnia, está a todo vapor! O casal comprou a propriedade por 12 milhões de dólares e será vizinho de muro do governador Arnold Schwarzenegger.

Pegou pesado?

Do major Silvio Correia sobre a soldada da PM baiana Anamara, no BBB: ?Essa vagabunda está expondo a corporação?. O major quer que Anamara peça pra sair! O major é presidente da associação dos PMs.

Fakes, tremei!

Mateus Solano perde a esportiva: vai processar todos os autores de seus perfis falsos (quatro no total), no twitter. Já contratou advogado e quer entrar com ações em 15 dias!

Era só o que faltava

Record reclamando de cópia da Globo! É que a máfia será pano de fundo de ?Passione?, tal qual em ?Poder paralelo?.

Nem celebridades, nem ex-BBB!

Boninho garante que a 11ª edição do programa (em 2011) será só com gente ?normal e desconhecida?. E até pediu desculpas por ter ?deixado? Joseane e Dourado voltarem a casa.

priscila_pires

Priscila Pires: ?Sou princesa devassa ideal para casar!?

Paredão: Paola Oliveira

Nelson-Rubens_Paola-Oliveira

NR: Quem é você?

PO: De bem com a vida!

NR: E a Verônica?

PO: Vilã total!

NR: Infância?

PO: Dava porrada…

NR: Diploma?

PO: Fisioterapia!

NR: Samba no pé?

PO: Sempre tive!

NR: Ciumenta?

PO: Já fui! Parei com isso…

NR: Sexo

PO: É 50%.

NR: Joaquim Lopes?

PO: Tudo ótimo!

NR: Casamento?

PO: De véu e grinalda.

  •  
  • Postado por Tiago

msupersurf@hotmail.com

WQS em Fernando de Noronha

As principais estrelas do Hang Loose Pro Contest 2010 começaram a se apresentar em Fernando de Noronha, com o início da segunda rodada da competição na quarta-feira. A Cacimba do Padre ainda não mostrou todo o potencial das suas ondas e novamente teve paralisação por causa da maré seca.

O catarinense Willian Cardoso, de Balneário Camboriú, é um dos sobreviventes das batalhas e segue na briga pelo cheque de 20 mil dólares oferecido ao campeão da etapa de nível 6 estrelas e status prime do WQS.

Ele obteve 9,54 pontos e garantiu classificação em segundo na bateria vencida pelo norte-americano CJ Hobgood, que conseguiu a somatória 10,53. Pior para os havaianos Tonino Benson e Granger Larsen, que foram eliminados.

Outro destaque foi o cearense Pablo Paulino, que arrancou notas 9,93 e 7 pra derrotar o brazuca baiano Bernardo Lopes e os americanos Damien Hobgood e Gabe Kling. No tubo mais insano da prova até o momento, o cearense despencou numa onda da série já em direção ao canudo e saiu limpo.

“Estou amarradão por ter passado uma bateria super difícil contra três caras de alto nível. Quero conquistar um excelente resultado aqui e já estou procurando um patrocínio”, disse o brou Pablo Paulino ao sair da água. O cearense cumpre contrato com seu patrocinador até o próximo mês.

Na briga pela segunda vaga, Damien fez uma forte marcação nos instantes finais pra impedir a virada de Gabe Kling, que precisava de 6,36.

Muitos brasileiros ainda seguem na prova e o duelo contra os estrangeiros rumo ao título da etapa é muito forte e importante

Quilombo na ativa

Neste sábado acontece a 2º copa Skimg de Surfe Amador na praia do Quilombo, na Penha, com início às 9h. O campeonato deve reunir surfistas de várias cidades. Os brous estão de olho na premiação do evento e as disputas serão acirradas nas boas ondinhas do pico. A previsão não é de mar grande, mas com certeza vai ter umas ondas de até um metro.

Esta é a segunda edição do campeonato. No verão passado o evento foi um sucesso, com praia lotada e boas ondas. Pra este ano os organizadores prometem outro belo campeonato.

  •  
  • Postado por Tiago

zelioprado@yahoo.com.br

Contestando

O comendador Cídio Sandri me ligou e contestou o que escrevi na coluna de quinta-feira. Afirmei que para fazer um bom time para disputar o campeonato Catarinense da Divisão Especial e o campeonato Brasileiro da série D o Marinheiro precisava, no mínimo, de uma folha de pagamento em torno de R$ 120 mil mensais. Segundo o comendador, com este valor ele faz três times.

Lembrança

Ele lembrou também que em 1999 a moeda já era o real e com uma folha de pagamento em torno de R$ 16 mil mensais fez um time que chegou à decisão do título. Afirmou também que só não foi campeão porque a federação Catarinense de Futebol não deixou.

Só que …

os tempos são outros e o futebol ficou mais caro, mas por outro lado temos exemplos no próprio futebol catarinense de clubes com pouco dinheiro que conseguem fazer bons times. Cídio citou o Atlético de Ibirama, que com folha de pagamento baixa, consegue estar sempre entre os primeiros do nosso campeonato. Ressaltou que tudo é questão de competência e de saber administrar aquilo que se tem à disposição.

Agora é tarde

Conversei outro dia com um presidente de clube que está disputando o campeonato Catarinense, e a conversa girou em torno das vagas para a copa do Brasil. Ele considera um absurdo dar uma vaga para a copa Santa Catarina e deixar de fora o vice-campeão estadual. Perguntei se ele era contra, porque votou a favor no congresso técnico? O dirigente respondeu que na frente do presidente da federação Catarinense Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, mesmo não concordando, todos votam a favor das ideias do homem, pois ninguém ousa contrariá-lo.

Não é bem assim

Tinha sido informado pelo diretor de futebol do Marcílio Dias, o Euzébio Pereira Neto, o Caloca, que o Paulinho Portugal seria o novo coordenador do departamento de futebol profissional do Marinheiro. Só que conversando com o Paulinho, fiquei sabendo que houve uma conversa para que ele fizesse uma parceria com o departamento de base, inclusive com a responsabilidade de trazer investidores para o clube. Diz que não aceitou, até porque está muito bem no Metropolitano. Além disso, acho improvável ele voltar ao Rubro-anil, já que ganhou uma ação contra o clube no valor de R$ 200 mil e não abriria mão do que tem a receber.

Imperdível

Neste domingo o programa Univali Esportes, no canal 26 da TV Univali, terá a presença do presidente do Marcílio Dias, Abelardo Lunardelli.

Segundo…

a profecia de um ‘ex-dirigentezinho” do Marinheiro, se o clube parasse toda a imprensa esportiva de Itajaí morreria de fome. Mas pelo que se vê tá todo mundo empregado e trabalhando. Pra variar, não acertaram uma.

Abraços…

ao diretor da rádio e tevê Univali, Alberto César Russi, o Betinho, torcedor fanático do Marcílio Dias e do Botafogo. Ele é leitor da coluna e do nosso DIARINHO.

  •  
  • 06 fev 2010
  • Postado por Tiago

Justiça tributária

Quando se toca na questão de puxar pelo bolso é um Deus nos acuda. E a questão do IPTU, é essa realidade. Era e necessário o reajuste da planta genérica dos imóveis de Itajaí. O governo foi burro, lerdo e pouco eficaz em não mostrar a realidade e a bendita isenção.

Aos borbotões

Ontem, durante a reunião entre o prefeito, sabichões e os vereadores de situação, ficou decidido que quem ganha até quatro salários mínimos tá livre, e isso independe de ter uma caranga nova. Com isso, a isenção vai se estender pra milhares de casas. Tem que levar pros bairros, entregar os carnês e conscientizar as pessoas.

Porra nenhuma

Vou entender apenas se o sujeito chegar e disser que não deseja pagar porque o governo não faz porra nenhuma ou se faz, é apenas o dever de casa, o trivial, a mesmice. Aí, por mais que não seja aceitável o não pagamento, seria, no mínimo, compreensivo…

Tomei no IPTU!

Quem anda rindo à toa com essa baita tropeçada do governo é o ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT), que almeja ser candidato à leleia. E o perrengue estourou pesado na câmara. O véio Elói Camilo (PMDB) diz que enganaram o prefeito e ele, também.

Oh, dor medonha!

Já o vereador Paulinho Amândio (PDT) debulhou que nessa história de que foi enganado começou com o Lula (não teria sido já no tempo do Alvares Cabral?). “Se eu sabia, como o prefeito não sabia?”, descascou o brizolista para, na continuidade, repetir frase dita pelaí: “Votei no Jandir e tomei no IPTU!” Uuuiiiiii!!!

Questão de justiça

O vereador Marcelo Werner (PCdoB) também acompanhou a votação do BOPE, na rejeição do projeto que aumentou a planta genérica dos imóveis de Itajaí e provocou o perrengue do IPTU

É nóis na fita!

A reunião de quinta-feira da associação Nacional dos Jornais (ANJ) aceitou como o seu mais novo associado o Diário do Litoral, o nosso DIARINHO de todos os dias. O jornal pleiteava a filiação desde 2004. Tim-tim pra viadagem do jornal mais porreta do sul do mundo!

Eita secura!

É necessário que o Semasa dê solução pra gritante falta de água em Itajaí. Não ajuda e nem adianta explicar. O que não pode é a galera não ter água nem pra lavar o rabo na city peixeira. Imaginem o fedor danado da suvaqueira?

Fora folgados!

Tarcízio Zanelato, secretário de Obras, garante que teve mais uma porrada que levou mijada do Jandir Bellini (PP), na última reunião. Assim, como jura que mandou brecar a lavação dos possantes na Obra pela falta de água. Quando melhorar, volta. “O que não volta são os folgados que querem lavar os carros particulares”, debulha Zanelato.

PP: problema de pinto?

Aliás, o Zanelato, que cria pintos na Itaipava, tá enfrentando um suador danado com o calor medonho. As galinhas esfogueadas não querem saber de nada. Os galos, menos ainda. Não trepam. Aí, os ovos não aparecem e os pintos não nascem. É mole ou querem mais?

DEM lá

Acordo praticamente selado entre a direção do Democratas da Maravilha do Atlântico e o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), já causa repercussões nos bastidores da política da Santa & Suada Catarina. É que o DEM, além de ser oposição na casa do povo, concorreu contra o alcaide na eleição municipal de 2008.

Nitz era vice

O empresário Nelson Nitz (DEM) era vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual Dado Cherem (PSDB). E os observadores mais tinhosos lembram, ainda, que foi o DEM que assinou representação pedindo a cassação do diploma de Periquito, alegando uma porrada de problemas nas contas da campanha.

Chega com tudo

Pelo acordo atual, o DEM ganha uma secretaria que pode ser ocupada pelo vereador Orlando Angioletti ou pelo empresário Narbal de Souza Júnior, o Babau, da rede Menina, principal opositor do grupo do atucanado vice-governador Leonel Pavan.

Tudo certinho

O mais interessante é que o vereador Orlando Angioletti já admitiu que as costuras têm o aval da alta cúpula estadual do DEM, por meio do deputado Paulinho Bornhausen e do senador Raimundo Colombo. Em outra ponta das negociações políticas, o prefeito flerta com lideranças vermelhinhas.

Corda de duas pontas…

Periquito já recebeu a vista de nomes estrelados do PT e apoio explícito pra cavocar recursos em Brasília da senadora Ideli Salvatti, do deputado federal Cláudio Vignatti e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Já nos bastidores, Periquito defende a aliança PT-PMDB.

Samba maluco

Periquito abre os braços pra apoiar Eduardo Pinho Moreira (PMDB) ou Ideli Salvatti (PT) pra cabeça de chapa, com palanque pra Dilma Rousseff à presidência da República, no município. Ou seja, trata-se de um verdadeiro samba do crioulo doido, fazendo jus ao mais do que surrado ditado de que, em política, tudo é possível…

  •  
  • Categorias: JC
  • Postado por Tiago

*Edison Jardim

A carta que o vice-governador Leonel Pavan protocolou na assembleia Legislativa do Estado, concitando os deputados a votarem favoravelmente ao pedido de autorização para processá-lo, formulado pelo Tribunal de Justiça, é, certamente, o maior monumento ao cinismo erigido na política catarinense em todos os tempos! Quem a ler, inevitavelmente vai se lembrar de Goebbels, o ministro da propaganda da Alemanha nazista de Adolf Hitler, e de sua célebre frase: “Uma mentira 100 vezes dita, torna-se verdade”.

O vice-governador Leonel Pavan a inicia, afirmando que “ao homem público o que mais engrandece é a honra.” Linhas depois, escreveu: “Porém, mais do que tudo, preocupa-me a minha imagem pessoal, a minha moral…”

Certos conceitos, como “honra”, “moral” e “imagem pessoal”, tiveram os conteúdos destorcidos, senão completamente esvaziados, nestes tempos sem eira nem beira em que vivemos. Defende a honra, a moral e a imagem pessoal com os velhos significados, é claro, quem as tem; quem as soube e sabe cultivar, a cada dia de sua vida. É o que deveria vigorar e a justiça garantir!

Em outro trecho, ele assevera: “No entanto, em novembro de 2009, fui surpreendido com a divulgação de um inquérito que pôs em dúvida ações administrativas.” “Ações administrativas”?… Foram, isso sim, interferências absolutamente indecorosas na gestão da secretaria da Fazenda! Incontinênti, conseguiu pespegar duas asserções falsas numa única frase: “Nele (inquérito), aparecem conversas de terceiros e imagens que não retratam qualquer atitude ilícita…” Quem não leu ou ouviu as gravações de conversas telefônicas do próprio vice-governador Leonel Pavan?… E evidentemente que a propina no valor de R$ 100 mil reais não lhe foi entregue no desembarque do aeroporto Hercílio Luz, pois isso seria desarrazoado, vez que o vice-governador Leonel Pavan, acompanhado de Eugênio Silva – segundo a polícia Federal, é o dono oculto da Arrows Petróleo do Brasil Ltda. -, e do representante da empresa em Santa Catarina, Marcos Pegoraro, viajariam juntos, naquela noite, de Florianópolis até Balneário Camboriú.

E prosseguiu, tal qual um macaco numa loja de louças, a quebrar todos os cristais da razão e do bom senso: “Compareço…, para reafirmar que não pratiquei nenhum ato ilícito e não causei ao estado de Santa Catarina qualquer tipo de prejuízo.” Para o vice-governador Leonel Pavan, passar ao sonegador de impostos informações sigilosas relativas a investigações em andamento nos órgãos públicos, de que teve conhecimento em razão do seu elevado cargo, não se constitui em crime. Muito menos, receber propina em troca desse tráfico de influência nefando. E o estado de Santa Catarina, vice-governador Leonel Pavan, não sofreu prejuízos financeiros porque ainda existem funcionários honestos na secretaria da Fazenda, que não aceitaram as suas absurdas investidas. Não se esperava, mesmo, que nas contas dele fossem computados os prejuízos morais consistentes no aviltamento do cargo de vice-governador, no descrédito do funcionalismo público em geral e da secretaria da Fazenda em especial, no desalento dos agentes estatais honestos e dos contribuintes bons pagadores…

Finaliza-a, para não deixar nada a desejar ao “mensalão do DEM”, cujo principal protagonista foi o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda – que teve a reza da propina -, “invocando a proteção de Deus”, além de fazer a insinuação sempre recorrente, das “forças ocultas” do ex-presidente da República, Jânio Quadros – agora: “a verdade, momentaneamente oculta por circunstâncias e interesses não sei de que ordem…”

Pelo teor da carta, o vice-governador Leonel Pavan só pode pensar que todos nós somos uns perfeitos idiotas.

*advogado em Florianópolis, nas áreas civil e criminal

  •  
  • 06 fev 2010
  • Postado por Tiago

“Eu não sou candidato a nada”

Carlos Lupi (Trabalho), diz ficar com Lula “até dezembro”, se o presidente quiser

Pandora: ex-presidente da OAB sob escolta

A ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros, que liderou iniciativas contra os denunciados pela operação Caixa de Pandora, da polícia Federal, está sob a proteção de seguranças, em Brasília. Ela se sentiu ameaçada após circular a montagem grosseira de uma foto dela, retirada da revista da OAB, colada em uma imagem de Durval Barbosa, o delator do esquema. Ela denunciou a falsificação à polícia Federal.

Pedra no sapato

Estefânia Viveiros pediu à justiça que os deputados distritais sob suspeita fossem impedidos de investigar eles próprios.

Brasília limpa

Na presidência da OAB-DF, concluída em janeiro, Estefânia Viveiros liderou um movimento para “limpar Brasília de políticos corruptos”.

PF na cola

A PF investiga a origem da montagem fotográfica e a ligação entre seus autores com denunciados pela operação Caixa de Pandora.

Sem renúncia

Indagado sobre os boatos de sua iminência renúncia, o governador do DF, José Roberto Arruda, apenas sorriu. Ele jura inocência.

CNJ suspende exame para desembargador

O conselho Nacional de Justiça suspendeu a resolução do Tribunal de Justiça do Rio, instituindo exame de admissão ao quinto constitucional – medida inédita no judiciário, revelada na coluna, semana passada. Na liminar, a OAB questiona “prova” de “notório saber jurídico” que seria imposta a advogados e membros do Ministério Público, candidatos a desembagador, com cargo vitalício. O tribunal diz que ela é facultativa.

‘Legal e moral’

Para os desembargadores, representados pelo ex-conselheiro da OAB-RJ, João Tancredo, a medida é “legal e principalmente moral”.

Malandragem

A nova Coca-Cola Light Plus esconde uma malandragem: a latinha tem 310ml, mas custa o mesmo que a Coca-Cola Light, de 350ml.

Big Brother

Ouvido na rádio Serpentário, do Itamaraty: consulados e embaixadas poderão ter circuito interno de TV para monitorar o atendimento.

Alencar governador

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, confirmou o que esta coluna antecipou na quarta (3): o vice José Alencar pode disputar o governo de Minas. Os pré-candidatos petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias se recusam a apoiar um ao outro, mas fecham com ele.

Prefeitos otimistas

A disposição do PT em apoiar José Alencar para o governo de Minas incendiou a política no estado e devolveu ânimos aos prefeitos petistas, que já fazem romaria ao gabinete do vice-presidente.

Barbas de molho

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, acha que pode haver elementos para o Superior Tribunal de Justiça decretar até mesmo a prisão do governador do DF, por atentar contra a instrução processual.

‘OAB não é MP’

Criminalistas respeitados, como Celso Lemos, de Brasília, receberam com reservas iniciativas do presidente da OAB, Ophir Cavalcante. “Não se pode acusar pessoas sem o devido processo legal”, adverte Lemos, achando Ophir mais vocacionado para chefiar o Ministério Público.

Pobre orgulhoso

O vice-presidente boliviano Álvaro García reagiu contra Lula dizer que a venda gás natural era “solidariedade com a pobre Bolívia”. Lembrou que “contrato se cumpre”. E quem paga mais somos nós, por supuesto.

Sempre compensa

Se em algum século, político ou VIP for preso no Brasil, não passará vicissitudes: seus filhos e mulher terão direito ao auxílio-reclusão de R$ 752 vitalícios. Tem aposentado preferindo morar na cadeia…

  •  
  • Postado por Tiago

Eu tinha planejado dedicar esta coluna à 15ª Festa do Marisco, programada para realizar-se na Penha, de 11 a 15 deste mês. Sem dúvida será a maior de todos os tempos. Mas não podia deixar de enaltecer o atendimento de pronto-socorro do município pela eficiência e a rapidez com que presta serviços à comunidade.

Tão logo recebi a notícia que o Seu Dico estava passando mal, não perdi tempo para ir à sua casa… Seu Dico, ou Osvaldo da Costa, velho mestre de barcos pesqueiros e imperador da festa do Divino, grande companheiro e amigo, tinha que ser logo socorrido. Pra garantir, foi ligado para o PA de Penha e também para o corpo de Bombeiros. Que maravilha! Em poucos minutos chegaram duas ambulâncias com os para-médicos e equipamentos necessários. Bastava uma, mas os dois chamados foram atendidos. Logo Seu Dico foi levado, recebeu os primeiros socorros no PA e, rapidamente, encaminhado para o hospital Marieta, em Itajaí, devido o seu estado. No momento em que estou redigindo este texto (20 horas do dia 04/02/10), ele ainda não reagiu… Continua na UTI.

É claro que tudo pode acontecer, mas não por falta de recursos. Parabéns às autoridades da saúde de Penha, à municipalidade, e ao corpo de Bombeiros, com o Samu.

Quero na oportunidade reiterar minha admiração e meu reconhecimento ao trabalho do comandante Jonny Coelho, especialmente pela iniciativa em implantar esse maravilhoso serviço na região. Abraçou esta árdua missão e conseguiu dar sustentação de uma forma quase milagrosa. Obrigado, comandante Jonny! Que Deus o ajude a superar todas as adversidades e com sua equipe continuar a fazer tanto bem. Parabéns pela conquista para realizar a obra na lagoa do Quinca Ludo! Você é um vitorioso. Acompanho o trabalho do corpo de Bombeiros Voluntários de Penha e Piçarras e já são milhares os atendimentos com sucesso na região da Amfri, sobretudo na enchente de novembro de 2008, em Ilhota.

Ao serviço de saúde de Penha, na pessoa do secretário Clóvis Bergamaschi, do diretor Jonas Furtado e equipe, os agradecimentos e os votos para que continue sempre a prestar esse honroso trabalho.

  •  
« Página AnteriorPróxima Página »