• Postado por Tiago

INTERNA-POLÍCIA-PÁGINA-SEIS-cadeia-cela-delegacia-itapema---foto-felipe-vt-04

Presos tão empilhados dentro da cela da cadeia feita para abrigar quatro

A bandidagem de Itapema tem que dar um tempo no crime ou caprichar no mocó pra não cair em cana. A cela da depê da city, que serve de cadeia improvisada pra malandragem, tá virada num alho. A situação tá tão feia que o delegado Carlos Dirceu se obrigou a tampar o teto com uma lona pra que não chova em cima dos malacos.?Tivemos que fazer isso porque era muita goteira lá dentro?, conta o dotô.

Até ontem, 15 enjaulados dividiam o xilindró fedorento, que foi feito pra abrigar apenas quatro. A maior parte são bandidinhos que veio do Oeste da Santa & Bela e do Paraná, e que acabaram ganhando uma vaguinha na jaula depois de terem surrupiado alguma coisa pelaí. ?Dos que tão presos na delegacia, a maioria é por furto?, disse o delegado.

O empurra-empurra dentro da gaiola enjambrada já rendeu algumas fugas e várias tentativas. Só neste ano, foram três escapadelas. As marcas tão nas paredes do xadrez, remendadas com cimento. E, pelo jeito, os enjaulados não desistem nunca. Há 15 dias, durante um pente-fino feito pela juíza corregedora de Itapema, dotôra Carolina Ranzolin Freitas, com uma mãozinha da puliça militar, foram achadas colheres e pedaços de ferro que seriam usados pra abrir novos rombos nas paredes.

Mesmo assim, o delegado acha que a situação já foi pior. ?Antes não tínhamos os agentes prisionais e não tínhamos como tomar conta dos presos?, afirma. Mas ele reconhece que é complicado ter um apinhamento de gente tão grande na delegacia. ?A vontade que a gente tem é mandar todos eles embora pro presídio, mas não posso fazer isso?, diz.

A depê é a única da região que ainda mantém presos em regime de cadeia. ?O problema é que há uma portaria da Secretaria de Segurança do Estado determinando que não fiquem mais presos nas delegacias. Mas a gente precisa ter bom-senso?, lascou Carlos Dirceu.

A esperança do dotô é que as coisas melhorem quando for inaugurada a unidade prisional avançada (UPA) de Itapema, que tá sendo erguida no bairro Morretes. Pelo projeto, 74 presos poderão ficar engaiolados por lá. O prazo pro término das obras é de seis meses.

  •  

Deixe uma Resposta