• Postado por Tiago

Após dois anos sem garfar o bolso do consumidor, a Celesc confirma que vai rolar aumento da tarifa da energia elétrica. O índice do reajuste será repassado no dia sete de agosto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Um dos fatores que tem afetado o reajuste de energia elétrica no país, principalmente nas regiões sul e sudeste, é a questão da energia de Itaipu. O Brasil paga em dólar e há uma variação cambial em relação ao ano passado”, justifica o chefe de departamento de mercado, tarifas e comercialização de energia da Celesc, João Batista de Souza.

No ano passado, ao invés de aumentar a tarifa, a Celesc teve que reduzir o valor em 7% por conta duma revisão tarifária. Ela apontou que a companhia tinha faturado alto e poderia dar um bônus pros clientes.

Os reajustes são determinados pela variação cambial e o custo do transporte de energia da transmissão até os pontos consumidores. “Além desses custos têm os encargos setoriais, que são cobrados pelo governo federal. Estes são valores pelos quais não temos controle, explica. João Batista informa que a parcela que é gerenciada pela Celesc é de 19% da fatura. Com esta fatia, a empresa opera, mantém o sistema elétrico, além de expandir e ainda dar retorno a seus acionistas.

  •  

Uma Resposta to “Celesc confirma aumento da luz pra agosto”

  1. cambc Diz:

    Pois… Pois… Acompanhamos na Mídia Escrita – Televisada que o acordo de LULA com o Governo Paraguaio triplicou o valor da Energia Elétrica produzida para o Brasileiros pela ITAIPU e que este custo não seria contabilizado para o consumidor final Brasileiro, agora lemos nest Manchete o aumento de custo de energia pela CELESC par os Consumidores Catarinenses, Durm-ase com um barrulho destes… Carlos Dickmann – Cidadão Praiano cheio de energia…

Deixe uma Resposta