• Postado por Tiago

A Celesc Distribuição, através de sua Agência Regional Florianópolis, instalou nos altos do Morro da Cruz, na capital manezinha, a primeira rede elétrica apoiada em postes fabricados à base de fibra de vidro.  Os postes começaram a ser testados no final do ano passado e aos poucos vão caindo nas graças do mercado.

Para a obra pioneira, foram instalados 450 metros de cabos isolados em rede compacta, além de um transformador de 75 kVA, cinco postes de fibra de vidro de 12 metros e um de concreto de 11 metros.  A obra, com custo aproximado de R$ 35 mil reais, teve a participação do consumidor com despesas de 60% do valor, já que além do benefício de melhoria e acréscimo de carga em alta tensão para o solicitante, os demais clientes da região tiveram melhorias em rede de baixa tensão.

O poste de fibra pesa cerca de três vezes menos que o de concreto, pode ser desmontado em até três peças, possui alta eficiência no suporte do cabeamento e no apoio de transformadores e tem vida útil estimada em 80 anos, além de resistência a impactos como abalroamentos.  Sua utilização beneficia serviços em áreas de difícil acesso, como escadarias em morros e praias sem acesso de veículos.

  •  

Deixe uma Resposta