• Postado por Tiago

Limpeza dos túmulos mobiliza o povaréu

Os cemitérios públicos de Itajaí, na Fazenda e Espinheiros, tão sendo preparados pra receber os visitantes do feriado de Finados. O movimento já começou na terça-feira e a partir de amanhã a Codetran começa uma operação pra agilizar o trânsito perto de todos os cemitérios de Itajaí. A secretaria de Saúde tá apostando no bom senso dos visitantes pra deixar o mosquito da dengue bem longe dos vasinhos de flores.

Ontem o cemitério da Fazenda já tava apinhado de gente e de carros. O local tem cerca de 40 mil túmulos e a limpeza, capinação e pintura dos meios-fios são feitas desde segunda-feira por cerca de 20 barnabés da secretaria de Obras. Segundo o administrador do cemitério, Fernando Coelho, a maioria das pessoas só visita as tumbas nesta época, quando o trampo chega a triplicar. Coelho disse que, a partir de sábado, as pessoas só vão poder entrar diapé porque o movimento é muito grande.

Apesar das garibadas da prefa, a estudante Bruna de Borba, 21, acha que poderiam ser instalados mais pontos de água e ser dada uma reforçada na segurança, pois até uma cruz de mármore de um túmulo da família já foi levada. Bruna, que sempre participa dos rituais de Finados, tava retocando a pintura de uma lápide no capricho. Ela acha que todo esse cuidado serve como homenagem pra um parente que nunca vai ser esquecido.

No Espinheiros, os barnabés deram um retoque na pintura dos corredores e naquela cruz grandona que fica no meio do cemitério, além de uma limpeza geral. Mais de 400 mudas de flores foram plantadas pra embelezar o local. Neste cemitério não é permitida a entrada de carangas e ele ficará aberto de sábado a segunda, das 7h até quando o movimento terminar.

  •  

Deixe uma Resposta