• Postado por Tiago

CAPA-BASE---g---finados---cemiterio-sao-francisco-assis-itacorubi-foto-rubens-flores-28out09-(2)

Movimentação no maior cemitério da Santa & Bela

A falta de vagas nos oito cemitérios municipais da capital é um problema que parece longe duma solução. A proximidade do Dia de Finados traz à tona o problema que vem passando batido há pelo menos três administrações municipais. ?Aqui só há espaço se a família já tiver um jazigo?, afirma Oscar Ferreira, administrador do cemitério São Francisco de Assis, no bairro Itacorubi. Ali tão sepultadas quase 60 mil pessoas em 18 mil túmulos. É o maior cemitério da Santa & Bela.

O secretário de Serviços Públicos, Salomão Mattos Sobrinho, garante que a prefa tá empenhada em resolver o caso. ?Além de um cemitério com 48 mil vagas, o projeto também prevê um crematório?, conta ele. O projeto ainda depende de liberações de licenças e também esbarra na vontade dos moradores do bairro Cacupé, que não tão gostando muito de ter um cemitério na vizinhança.

Enquanto um novo cemitério esbarra na burocracia, a administração dos cemitérios de Floripa faz levantamentos constantes de túmulos abandonados e busca, por meios legais, resgatar os espaços abandonados com a retirada dos restos mortais e a colocação nos ossários.

Muita gente

Se o tempo colaborar e a chuva não der a caras, como normalmente rola no feriadão de Finados, são esperadas pelo menos 25 mil pessoas no cemitério do Itacorubi. ?Muita gente vem durante a semana e até após a data porque sabe que no dia há um fluxo muito grande de pessoas?, conta Oscar Ferreira.

Pra auxiliar o vai-e-vem, principalmente de idosos e portadores de necessidades especiais, a administração do cemitério vai disponibilizar carrinhos elétricos pra turma poder se deslocar na área de 90 mil metros quadrados. Ambulantes já tão por aquelas redondezas. Flores, velas e enfeites pros túmulos são os mais vendidos. Mão-de-obra pra ajudar a limpar as sepulturas também é fácil de ser encontrada. Por R$ 10 é possível conseguir ajuda. Já uma faxina caprichada pode custar até R$ 25, dependendo do tamanho da sepultura.

  •  

Deixe uma Resposta