• Postado por Tiago

GERAL-9-ABRE---G-eleição-Conselho-Tutelar-Balneário-(1)

Eleição foi em agosto e posse ainda é uma dúvida

A eleição do conselho tutelar de Balneário Camboriú ganha mais um capítulo. Tá marcada pra sexta-feira a posse da chapa vencedora do pleito, eleita depois que a justa simeteu e mandou a chapa concorrente catar coquinhos alegando que rolou intervenção política. No entanto, a solenidade pode ser melada pela chapa impugnada que já encaminhou ao conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) um documento em que pedincham o adiamento da posse.

O papéli chegou no fim de semana e será analisado hoje pelos 16 integrantes do conselho. No documento, integrantes da chapa ?Braços Abertos? pedem o adiamento da posse da chapa ?Sonho de Criança?. Eles alegam que integrantes da concorrente tiveram as costas esquentadas por políticos no dia da eleição, que rolou em dois de outubro.

A presidente do conselho, Eliane Romiu, adianta que o prazo para denúncias de irregularidades nas eleições tá expirado. Mesmo assim, a papelada será bizolhada pelos conselheiros.

Depois do bizu no papel, os integrantes do conselho vão decidir se devem ou não acatar a denúncia. ?Serão observadas todas as decisões norteadas pelo conselho anteriormente?, garante a presidente do CMDCA, Eliane Romiu. Apesar da análise, a mulher relembra que as denúncias já expiraram. Pra serem válidas, deveriam ter sido apresentadas até poucos dias após a decisão judicial que tirou o cargo das mãos da chapa 1.

O papéli também foi protocolado no Ministério Público da Maravilha do Atlântico. A promotora Larissa Ouriques, responsável pelo Juizado da Infância e Juventude, ainda não havia recebido a denúncia na manhã de ontem. Mas já arriscou em dizer que a denúncia não deve tirar a chapa ?Sonho de Criança? do posto. ?Acredito que não, porque é uma decisão judicial?, comenta.

Enquanto não sai o resultado do pedincho, continua marcada pra sexta-feira a posse da chapa ?Sonho de Criança?, que foi considerada vencedora depois que a juíza Sônia Moroso cassou o mandato da chapa Braços Abertos, que tinha ganhado o maior número de votos. O canetaço rolou depois de uma denúncia de boca de urna, carona pros eleitores e de que parte dos conselheiros tava metida com a prefa.

Pra ficar tinindo pra assumir o posto, no último mês, os futuros conselheiros passaram por um curso preparatório teórico e prático ministrado pela associação Catarinense de Conselhos Tutelares.

Relembre o rolo

A posse do conselho tutelar em Balneário é mais enrolada que papel higiênico de 60 metros. Há dois anos o pleito foi cancelado depois que ficou comprovado que as duas chapas concorrentes tavam metidas com politicagem. Uma comissão de última hora teve que ser formada pra ficar à frente do conselho.

Em agosto desse ano a eleição foi realizada entre as chapas ?Braços Abertos? e ?Sonho de Criança?, mas depois da votação correu o bafafá de irregularidades por parte da equipe vencedora. Com o rolo, a chapa ?Braços Abertos? ganhou um pé na bunda da dona justa.

  •  

Deixe uma Resposta